Projeto Produto Potiguar discute desafios para vendas ao mercado paulista

18/10/2018   14h30

 

As 21 empresas que integram o Projeto Produto Potiguar passaram, nesta quinta-feira, 18, por mais uma etapa rumo ao mercado de São Paulo. Os diretores destas marcas se reuniram com representantes de distribuidoras, empórios e consultores, que fizeram uma exposição sobre as características e desafios do mercado paulista.

 

As empresas potiguares que estão no projeto são a Samanaú, Cachaça Extrema, Pão Petrópolis, Aquamar, Azeite KARU, BASSAMO – Grão Massas e Biscoitos, Bom Demais – Polpa de Frutas, Cerveja Bacurim, Cachaça Pátria Amada, SADIO, Bom-Fruit, Aqua Coco, Produto Primor, Cimsal, Do Trigo, Leite CLAN, Cervejaria Holanda, Terra Doce, Phytoactive, Empório do Licor e Coco & Companhia.

 

Os interlocutores destas marcas tiraram dúvidas sobre desafios que deverão superar para entrarem no mercado de São Paulo. Também ouviram orientações sobre aspectos com logística, composição de preços e posicionamentos relacionados com o marketing de seus produtos.

 

 

Estiveram no encontro representantes e consultores, de empórios, como Anna Carolina Forniti, que faz assessoria gastronômica. Também participaram da reunião Bruno Petroni Taveira, do Empório Eataly; Josué Costa, da DonaMéra; e Alessandra Marcelino, do Grupomap – exportação e importação.

 

A consultora do Sebrae-RN, Ana Raquel Pena explicou que o encontro foi uma mais uma etapa nas estratégias do Projeto Potiguar. Antes foi feito um diagnóstico junto às marcas, que receberão um amplo relatório sobre o mercado de São Paulo nos seus respectivos segmentos. A próxima fase será de aproximação comercial e prospecção, na qual os representantes das 21 empresas potiguares vão a São Paulo para demonstrações dos produtos, reuniões com potenciais compradores e visitas técnicas.

 

 

O Diretor de Inovação do Sistema FIERN e da Azeite KARU, Djalma Barbosa Júnior destacou que os produtos das empresas que integram o projeto tem qualidade para concorrer no mercado de São Paulo. “O projeto não tem como dar errado. O desafio maior talvez seja viabilizar o custo de logística, mas a qualidade dos produtos é excelente. Com certeza são competitivos no mercado paulista e também do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Agora é criar a sinergia com os compradores, viabilizar o transporte e fazer, se necessário, ajustes de rótulos e de marketing”, disse.

 

O Projeto Produto Potiguar foi lançado em abril deste ano, com o objetivo de ampliar o mercado consumidor de produtos das empresas do Rio Grande do Norte. O Sistema FIERN e o SEBRAE-RN firmaram convênio, neste programa, para prospecção e abertura de mercado em São Paulo.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, e o superintendente, José Ferreira “Zeca” de Melo Neto, assinaram a parceria, durante a reunião de Diretoria da Federação das Indústrias. Na ocasião foi apresentado o nome e a marca do projeto. Uma pesquisa qualitativa orientou os passos iniciais junto ao mercado paulista.

 

As 25 empresas que já aderiram terão acesso à pesquisa de mercado e uma consultoria individual para estudo da marca e da logística.