Habitats de Inovação do SENAI abrem chamadas pra turbinar projetos no RN e mais 13 estados

2/06/2022   16h32

Já pensou em como tornar sua empresa parceira da indústria por meio de pesquisas e projetos de inovação? Então chegou a hora de alavancar essas conexões por meio dos Habitats SENAI de Inovação.

 

Desde 1° de junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) colocou à disposição das empresas 15 espaços com infraestrutura de ponta e corpo técnico extremamente qualificado que poderá orientar empresas e startups a desenvolver projetos que impulsionem o campo da pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) no país.

 

Nesta primeira fase, a rede dos Habitats de Inovação está presente em 14 estados: BA, CE, ES, GO, MG, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC e SP. Estes espaços são ambientes colaborativos que visam fortalecer o relacionamento com as indústrias e têm relação com os Institutos SENAI.

 

Os ISIs serão responsáveis por compartilhar a infraestrutura e a equipe especializada além de acompanhar toda a jornada das empresas para ajudar a identificar e desenvolver produtos e processos inovadores. Os resultados esperados são alavancar as empresas, produzir soluções de grandes desafios que tragam impacto local e nacional, a partir da cocriação de soluções personalizadas e conexões com o Ecossistema de Inovação Brasileiro.

 

“A rede nacional de Institutos SENAI de Inovação é a maior infraestrutura inovativa do país e está totalmente engajada no desenvolvimento de soluções inovadoras que vão ajudar na competitividade da indústria. Essas novas chamadas irão alavancar novas parcerias e promover o desenvolvimento do país”, ressalta o diretor nacional do SENAI, Rafael Lucchesi.

 

O SENAI espera atingir, até o final do ano, a adesão de mais de 100 empresas do setor de P&D+I nos habitats, disponibilizando para a indústria infraestrutura e tecnologia de ponta.

 

“Queremos tornar o SENAI referência em inovação para empresas e startups brasileiras. Nos últimos 10 anos, o implantamos 26 Institutos de Inovação e 60 Institutos de Tecnologia. Com a instalação dessas novas estruturas de hubs e habitats colocamos à disposição de todo o ecossistema brasileiro, sociedade e indústria mais uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando todo o capital humano e estrutural desta rede”, explica Jefferson Gomes, superintendente de Inovação do SENAI.

 

Como participar?

 

Os departamentos regionais do SENAI vão lançar chamadas temáticas, via Plataforma Inovação para a Indústria informando as regras de seleção e quais indústrias poderão participar. As chamadas também vão indicar quais os habitats disponíveis, com detalhes sobre o espaço e benefícios oferecidos. Cada habitat está vinculado a um Instituto SENAI de Inovação e/ou de Tecnologia que possui competências específicas. Por isso, sua empresa poderá se associar a mais de uma estrutura de acordo com as necessidades de soluções e desafios.

 

 

A Plataforma Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Sistema Indústria para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

 

Criada em 2004 como Edital SENAI SESI de Inovação, a iniciativa já selecionou mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 817 milhões. As propostas escolhidas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de inovação e tecnologia do SENAI.

 

Rede Institutos SENAI de Inovação

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios.

 

Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.

 

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado.

 

Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação têm acesso a diversas fontes de financiamento não-reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.

 

Agência de Notícias da Indústria