Aberto ao público, Seminário Novo Plano Diretor revela pesquisa inédita sobre o PDN na segunda-feira (13)

10/12/2021   17h03

Aberto ao público, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte divulga, na próxima segunda-feira (13), às 8h30, durante o seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, uma pesquisa inédita de opinião pública aplicada entre os moradores de Natal sobre a revisão do Plano Diretor da capital, cujo projeto está em tramitação na Câmara Municipal e votação prevista para o dia 23 de dezembro.

O Seminário é promovido pela FIERN e o jornal Tribuna do Norte e obedece aos protocolos sanitários. Os números dessa sondagem foram feitos pelo Instituto Conectar Pesquisa e Inteligência a pedido da Federação.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, fará a abertura do evento com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e do presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire, no auditório da Casa da Indústria.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destaca que tanto o Seminário quanto a pesquisa que será apresentada na ocasião acontecem em um momento fundamental, uma vez que o projeto do Plano Diretor deve ir ao plenário da Câmara no dia 23, de acordo como o cronograma divulgado pela Mesa Diretora e pela Comissão Especial.

O levantamento vai revelar a opinião da população sobre as mudanças que estão em discussão e que serão votadas na Câmara. Além dos percentuais que mostrarão a opinião dos moradores da cidade, também haverá os dados segmentados por gênero, faixa etária, renda e região geográfica da cidade. “Vamos saber o que pensa o natalense sobre o Plano Diretor e como avalia as mudanças propostas, que são tão importantes para a cidade”, declarou Amaro Sales.

Após a abertura, o diretor da Conectar Pesquisa, Maurício Garcia, vai fazer a apresentação dos resultados. Ele destaca que com essa pesquisa não só haverá um “termômetro da opinião” dos moradores de Natal sobre o projeto e as modificações em discussão, mas também uma indicação sobre o conhecimento a respeito de “importantes pontos em debate sobre o Plano Diretor”. Ou seja, se houve uma comunicação eficiente e foram assimilados os temas que são relevantes para o desenvolvimento da cidade.

Em seguida, terá início um painel para discutir a sondagem, mediado pelo presidente do SINDUSCON, Sílvio Bezerra, tendo como painelistas Ana Adalgisa Dias, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN); Thiago Mesquita, secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; o presidente da Comissão Especial da Câmara do Plano Diretor, vereador Aldo Clemente, e o presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente da FIERN, membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA) e diretor da Federação, Roberto Serquiz.

Seminário NOVO PLANO DIRETOR: COMO NATAL PENSA
Dia 13/12 (Segunda-feira), a partir das 8h30.
Aberto ao público, com respeito às normas de segurança sanitária.
Local: Auditório Albano Franco, Casa da Indústria
Av. Sen. Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova, Natal – RN