Aluno premiado da SESI Escola no RN é aprovado em três cobiçados cursos superiores do país e sonha chegar à NASA

29/06/2021   15h58

A aprovação em três dos cursos universitários mais cobiçados do país por quem deseja seguir carreira na área tecnológica se somam a outros importantes passos que o estudante da SESI Escola do Rio Grande do Norte, José Alfredo de Araújo Filho, de 17 anos, vem galgando em sua vida escolar no caminho para realizar o sonho de atuar profissionalmente no setor aeroespacial. O aluno da SESI Escola Mossoró é um dos cases de sucesso das unidades de ensino do Sistema Indústria, que desde sua inauguração do RN, registram histórias de sucesso. O aluno SESI foi aprovado em três universidades diferentes no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado mais recente ele recebeu neste dia 28 de junho: a aprovação em Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília (UNB).

Antes da UNB, Alfredo foi aprovado em Engenharia Mecânica na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo. “Atualmente estou matriculado na UFABC, no entanto com a conquista de ter passado na universidade dos meus sonhos e de renome em todo brasil, a UNB, farei a matrícula nela”, comemora Alfredo.

Essas conquistas não são as únicas. Apesar da pouca idade, Alfredo já soma várias. Desde méritos regionais e nacionais até internacionais. Em 2019, recebeu o Mérito Estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica; conquistou o 3° lugar First Lego league; e foi também 3° lugar na Maratona de Química do Rio Grande do Norte. Nacionalmente fez parte da equipe classificada para representar o Brasil mundialmente no Open International Lebanon da First Lego league 2018/2019. Neste torneio, conquistou o Mérito Internacional junto com a equipe, com o 1° Lugar da categoria de Design Mecânico no Open International Lebanon FLL, tendo assim em seu currículo, o título de Melhor Design Mecânico do Mundo nessa competição.

Alfredo estudou no SESI Escola por três anos. Entrou em 2018 e concluiu em 2020, quando prestou o exame do ENEM. “Para mim particularmente, foi “tranquilo”. O ENEM, por mais que seja uma prova muito difícil e que requer muito estudo e disciplina, se tornou fácil devido a ajuda que tive dos professores no SESI, sempre com as aulas direcionadas para a prova, para deixar os alunos preparados para o que quer que tenha”, conta o aluno, agora universitário.

No SESI, o incentivo escolar que precisava

A reportagem do Sistema FIERN conversou com Alfredo sobre seus sonhos diante de tantas conquistas. Ele diz que, em geral, sempre teve interesse por criar coisas e desenvolver projetos. “Eu sempre tive muita curiosidade em relação ao espaço, mas nunca tive muito incentivo do colégio onde estudava antes. Na SESI Escola consegui, finalmente, me encaixar”, explica.

O que Alfredo deseja é estar em uma atividade que possa contribuir para mudar o mundo, de preferência, em conexão com o espaço. “Tanto desenvolvendo projetos na área aeroespacial, como talvez no futuro participando ativamente dela, pois sempre tive o sonho de participar de viagens espaciais, construindo os veículos ou sendo um tripulante. Meu grande sonho é poder participar de grandes empresas como a SpaceX ou a NASA no futuro”, acrescenta.

Alfredo teve a oportunidade, durante o período da etapa nacional de robótica, de fazer uma viagem aos Estados Unidos (EUA). Nesse contexto ele teve a oportunidade de visitar o centro técnico da National Aeronautics and Space Administration (NASA). “Fui lá como integrante da equipe e apresentei o projeto para um astronauta, Scott Parazynski, médico geral da espaçonave. Eu estava até com as bandeiras do SESI e a da equipe”, conta, emocionado.

Filho dos comerciantes Maria das Neves e José Alfredo, Alfredo Filho agradece aos pais pelo apoio durante todo esse período e afirma que pretende continuar se esforçando em seus estudos para alcançar seus sonhos. “Eu gostaria de agradecer aos meus pais pela paciência e pelo apoio que eles sempre me deram, e por me permitirem ir para o SESI e continuar lá. E por me ajudarem a seguir meus sonhos – que nunca são fáceis, mas eles sempre estão lá pra me ajudar e apoiar”, conclui.

Por Jô Lopes - Edição Cris Vidal e Juliska Azevedo - Unicom FIERN