Alunos da SESI Escola constroem protótipo de foguete e realizam lançamento

31/03/2022   15h22

 

Os alunos da SESI Escola no Rio Grande do Norte foram desafiados a construir um foguete e fazer o lançamento. A iniciativa é mais uma das atividades acadêmicas práticas realizadas pela instituição de ensino.

 

A gerente de educação e diretora do SESI, Karenine Medina, diz que a atividade faz parte de um projeto pedagógico que incentiva a prática dos conceitos da física, entre outras disciplinas. “É a culminância de um projeto, mas na verdade é uma celebração para a escola ver a alegria no olhar de cada criança ao colocar o seu foguete no ar”.

 

O protótipo é produzido a partir de garrafas PET e pastas de arquivo recicladas. Para alcançar o objetivo, os alunos precisam aplicar conceitos de Física, Astronáutica, Engenharia e matemática para adquirirem a melhor aerodinâmica para o foguete.

 

De acordo com o professor da disciplina transversal -Oficinas Tecnológicas, Josinaldo Araújo, durante atividade prática experimental os discentes desenvolvem habilidades importantes para sua formação integral conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo elas criatividade, liderança, capacidade de resolver problemas e de trabalhar em equipe.

 

Ele explica que uma das leis mais famosas da Física diz que “a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. O professor salienta que, para “comprovar a terceira Lei de Newton e vivenciá-la na prática, estudantes da SESI Escola constroem um foguete e lançar o projétil de forma oblíqua para obter o maior alcance possível. Participam da atividade prática experimental todos os alunos do fundamental 2 e 1° e 2° séries do Ensino Médio.

 

O trabalho pedagógico da SESI Escola está relacionado ao uso e otimização dos diferentes espaços, como forma de favorecer as aprendizagens. As escolas são equipadas com laboratórios de informática educacional, de física, química e biologia; bibliotecas, salas multiuso, arena de robótica, cantina e quadras poliesportivas.