Alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante conquistam ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

2/12/2022   11h03

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante teve nove alunos medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) de 2022. Os estudantes, da turma A da 1ª série do Ensino Médio, participaram da categoria Aberta da competição, que é realizada de forma online desde o ano passado. Além deles, no Ensino Fundamental II, 15 alunos foram premiados com medalha, sendo três de ouro, seis de prata e seis de bronze.

 

Divididos em equipes de três integrantes, os alunos do Ensino Médio medalhistas de ouro foram Alice Carol Santos de Morais, Ana Beatriz da Silva Nascimento, Giovanna Ataide de Medeiros, Jenyffer Floro dos Santos, Juliana Kariny Gomes de Medeiros, Maria Eduarda Lima Carneiro, Maria Eduarda Rita de Cassia Soares Silva, Mayra Gomes Teixeira e Rebeka Larissa Silva Pereira.

 

 

“Visando tornar as aulas de História e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas mais produtivas, atrativas, dinâmicas e flexíveis, os alunos maiores de 12 anos foram inscritos na competição deste ano”, explica o professor Wendell de Oliveira Souza.

 

“Os resultados foram positivos. A participação dos alunos em Olimpíadas e competições deste nível é a forma que os professores encontraram para estimular a aprendizagem histórica, torná-la mais significativa e despertar a curiosidade e o interesse, principalmente, pela história nacional”, avalia o professor. “Além disso, por envolver outras áreas do conhecimento, a ONHB permite a integração do saber com as outras disciplinas do currículo escolar”, completa.

 

 

 

Desde 2019 a escola SESI São Gonçalo do Amarante participa da competição inscrevendo alunos do Ensino Médio sob supervisão do professor Wendell Souza e, desde 2021, passou, também, a inscrever alunos do Ensino Fundamental II, sob orientação da professora Bruna Dias.

 

A ONHB é uma competição organizada desde 2009 pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Apesar de centrada na história do Brasil, a competição perpassa e mobiliza conhecimentos de várias áreas do saber, como geografia, arquitetura, literatura, arqueologia, patrimônio, urbanismo, política, economia, filologia e atualidades.

 

A competição é organizada em duas modalidades. Na primeira, totalmente online, as equipes formadas por três alunos e um professor orientador se encarregam de, a cada semana, responder questões objetivas e a realizar tarefas, como responder questionários, analisar pinturas e desenhos e transcrever documentos.

 

No ano passado, foi criada uma nova modalidade do torneio. Conhecida como “Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta Para Todos”, ela se diferencia da modalidade tradicional por ser totalmente gratuita e permitir uma maior flexibilidade na formação das equipes.