Amaro Sales participa de reunião da Diretoria da CNI sobre Agenda da Indústria e economia

22/02/2022   16h21

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e Diretor 1º Secretário da CNI, Amaro Sales de Araújo, participou nesta terça-feira (22), em Brasília, da Reunião de Diretoria da Confederação Nacional da Indústria. O encontro contou com apresentação do diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, sobre a atuação do banco e suas perspectivas. Ele e o presidente da CNI, Robson Andrade,  assinaram a renovação do termo de cooperação com o BNDES sobre os Núcleos de Acesso ao Crédito-NACs.

Laskowsky destacou que o BNDES dispõe de R$ 80 bilhões para infraestrutura. Para as MPMEs, o banco trabalha com os Fundos garantidores, promovendo o acesso ao crédito e redução de taxa de juros, e fechou recentemente acordo com Sebrae Nacional para criação de um novo fundo garantidor.

Além disso, o banco lançou novos produtos, com crédito de perspectiva histórica de faturamento, colocando mais de R$ 3 bilhões à disposição. E criou um banco de projetos que visa estruturar as concessões para portos, ferrovias, unidades de conservação, entre outros.

Durante a sua palestra, a importância da economia verde e mercado de carbono foi evidenciada, bem como a expectativa de o Brasil assumir a liderança da economia verde.

O diretor do BNDES pontuou que a estratégia do banco é focar na Infraestrutura, crédito e mercados de capitais; Fundos garantidores e canais de crédito para MPMEs; Estratégia de carbono; e incentivo ao empreendedorismo brasileiro.

O Presidente da FIERN, Amaro Sales, ressaltou a importância do Cartão BNDES para os médios, pequenos e micros empresários, que representam mais de 90% das empresas brasileiras.

Laskowsky relatou que o cartão é um produto que continua ativo. “É um produto que dá muita liberdade ao cliente pelos seus usos. Falando-se em risco de crédito, pela situação atual, naturalmente ele sofre uma contração”, disse ao citar que uma oportunidade seria a opção de garantia para se gerar estímulo para utilização, pelos bancos, no intuito de realavancar a utilização do cartão. Hoje, 50% dos recursos alocados pelo BNDES ao ano são direcionadas para MPMEs”.

Agenda da Indústria

A reunião teve como pontos altos a Agenda da Indústria e discussão da pauta econômica nacional. No tocante à Agenda da Indústria, a reunião contou com encaminhamento para aprovação da Agenda Legislativa da Indústria para o ano de 2022, que tem como relator o presidente do Conselho Temático de Assuntos Legislativos, Paulo Afonso Ferreira. Do Seminário, foram extraídos os seguintes resultados: 152 Projetos priorizados para a Agenda Legislativa da Indústria; 94 interesse geral; 58 interesse setorial.

Nessa mesma linha foi feito informe sobre Relações do Trabalho na OIT, apresentada pelo presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alexandre Furlan; além de uma apresentação do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria pela diretora de Inovação da CNI, Gianna Cardoso Sagazio. O evento acontecerá nos próximos dias 8 e 9 de março e terá ainda a entrega do Prêmio Nacional de Inovação, edição 2021/2022.

No contexto da pauta econômica nacional, foram tratados pontos relevantes como a atualização de conteúdo e tramitação da PEC 110, da Reforma Tributária, que teve como relator o presidente do Conselho Temático de Assuntos Tributários (CONTRIF), Gilberto Porcello Petry; e o conselheiro emérito da CNI, Armando Monteiro Neto.

Também foi feita uma avaliação e posicionamento da Confederação sobre a proposta do Ministério da Economia de redução geral das alíquotas de IPI, apresentada pelo relator Gilberto Petry.