Amaro Sales participa de Circuito Brasil de Óleo e Gás com ministro Bento Albuquerque

30/07/2020   18h17

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) em parceria com a ABPIP – Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo criou o Circuito Brasil de Óleo e Gás, com o apoio da Firjan, que tem o objetivo de apresentar, em cada edição, o cenário regional, destacando os principais dados, análises e perspectivas para cada região no mercado de óleo e gás. Nesta quinta-feira, 30, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, participa da edição que aborda os resultados e entregas do REATE 2020 com a presença do Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.

O ministro fez uma apresentação sobre os relatórios e programas da pasta e disse que com o desinvestimento da Petrobras empresas de médio e pequeno porte estão entrando no mercado e aumentado a produção que a Petrobrás tinha nesses campos terrestres, demonstrando a validade e o rumo certo dos programas. “Reafirmo a parceria do nosso ministério com todos os agentes públicos e privados com atuação nesta cadeia de valor promover a reativação deste importante setor para o nosso país”, afirma Bento Albuquerque.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, disse em sua participação que o Rio Grande do Norte é destaque na produção onshore, e citou Mossoró como capital nacional da rede onshore. “O RN está muito beneficiado, nós temos a rede onshore e offshore, temos grandes reservas de gás. Temos CTGAS que é um centro de referência que atua nessa área há bastante tempo. Acredito que estamos no caminho certo. Parabenizo ao governo federal ao ministro pela nova lei do gás. São notícias otimistas e temos agora esse novo modelo com o desinvestimento da Petrobras, parabenizo as empresas e faço referência em especial às empresas que estão chegando ao Rio Grande do Norte”, disse o industrial.

A abertura da live foi realizada por Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (ONIP/Firjan), que em seu discurso, enfatizou a importância das parcerias público-privadas. “Acreditamos que a junção do setor público com a iniciativa privada traz grandes benefícios para o país”, afirma.

Além do presidente da FIERN, o debate contou com participação de Lívia Valverde, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP); Antonio Ricardo Alvarez Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Cristhine Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES); Victório Semionato, conselheiro Executivo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) junto à ONIP; José Mauro Ferreira, secretário de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME); Dirceu Amorelli, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Heloísa Borges, diretora na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Gustavo Manfrim, subsecretário de Energia no Ministério das Economia (ME).

A moderação foi realizada por Marcio Félix, vice-presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); Karine Fragoso, diretora geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); e Anabal Santos Júnior, secretário executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP).

Por Jô Lopes – jornalista FIERN