Ângela Paiva apresenta na FIERN projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

19/12/2019   15h32

Durante a reunião da diretora da FIERN, nesta quinta-feira (19), a ex-reitora da UFRN Ângela Maria Paiva Cruz apresentou o projeto do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). As instalações do PAX deverão ser em Macaíba, em uma área de 15 mil metros quadrados, que será adaptada para este tipo de projeto de fomento ao desenvolvimento de inovação, com a integração entre o setor produtivo e a universidade.

No local, haverá centro de inovação, incubadora multisetorial, aceleradora, agência de inovação e laboratórios de tecnologia. Além disso, as empresas que se instalarem na área vão contar com uma infraestrutura, incentivos fiscais, relacionamento com os pesquisadores, base de dados e outras condições adequadas ao desenvolvimento tecnológico.

“Estamos — nas instituições de ensino, nas entidades representativas dos setores produtivos, como a FIERN e o SEBRAE, e no Governo, trabalhando para que o Estado tenha um desenvolvimento econômico e social mais qualificado e isso depende de ciência e da tecnologia, que precisam deste Parque, voltado à inovação e à pesquisa aplicada”, destacou Ângela Paiva, que é assessora especial de Gabinete da UFRN e coordena o projeto.

Ela disse que o Parque assegura uma interação mais arrojada entre as instituições que desenvolvem pesquisa e as empresas. “Por isso, criamos o Metrópole Digital e, agora, o Parque vai assegurar que possamos avançar com o desenvolvimento em outras áreas”, acrescentou. Ela informou que a ideia é que o Parque Cientifico e Tecnológico esteja voltado principalmente para as áreas de Energias, Reabilitação em Saúde e Indústria 4.0.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, afirmou que o Parque é uma oportunidade para fomentar o desenvolvimento tecnológico no Rio Grande do Norte. “Setores importantes como energia, fruticultura e mineração poderão ter um apoio relevante com o Parque”, afirmou.

Ele acrescentou que é fundamental atrair empresas âncoras como parceiras do projeto. “Isso é relevante, uma vez que é preciso garantir o financiamento do Parque. Além disso, a FIERN, por intermédio do SENAI, está apoiando esse projeto e com isso estamos construindo o futuro da tecnologia e da inovação do RN”, destacou.