Ao participar de posse da governadora, diretor da FIERN destaca diálogo sobre Agenda Propositiva da Indústria

1/01/2023   14h58

Ao representar o Sistema FIERN, durante a solenidade que empossou a governadora Fátima Bezerra, neste domingo, primeiro de janeiro, para um novo mandato, o diretor primeiro tesoureiro da Federação das Indústrias, Roberto Serquiz, afirmou que há uma expectativa de diálogo em torno das pautas que o setor produtivo considera estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Ele disse que Fátima Bezerra citou, no discurso de posse pontos que são comuns à Agenda Propositiva, documento que foi entregue pela FIERN ao Governo em 2022. O diretor da FIERN considera que isso cria a expectativa de discussões com resultados sobre algumas das propostas que foram citadas.

“A FIERN tem um diálogo que, esperamos, seja preservado e até ampliado. E apresentamos uma Agenda Propositiva. A governadora citou alguns pontos que são comuns a esse documento. Esses pontos são estratégicos para o Estado. Destacamos, nesse sentido, aspectos que contemplam a Segurança, a Educação, os Recursos Hídricos”, afirmou Roberto Serquiz, que também é presidente eleito da FIERN para mandato que terá início em outubro deste ano. “Com relação à Infraestrutura, apontamos citar desafios relacionados a questões portuárias, das energias renováveis. Ela citou inclusive a necessidade de nos prepararmos para a exportação do hidrogênio verde”, acrescentou.

Ele afirmou que a Federação das Indústrias tem levantado pontos relevantes para o debate sobre o crescimento do Rio Grande do Norte.  “O setor produtivo nesse debate se mostra preocupado com algumas questões em determinadas áreas que estão na Agenda Propositiva. E o diálogo vai ser importante para qualificar os resultados ao longo deste ano que inicia. O Porto Verde, que ela citou, para avançar devem ser abordados aspectos que são basilares. O Estado está carente, por exemplo, de resoluções nas áreas de Energias Fotovoltaica e Eólica. Não temos, também, direcionamento legislativo com relação ao hidrogênio verde. São pautas que devem ser discutidas rapidamente”, ressaltou, ao apontar que “o órgão ambiente precisa de marcos regulatórios necessários para garantir segurança jurídica aos investidores”.

A governadora, durante o discurso de posse reconheceu a necessidade de, sob sua liderança, os secretários atuarem “ouvindo a sociedade civil organizada através das representações do empresariado e dos trabalhadores”. Ela prometeu compromisso com “o equilíbrio fiscal das receitas e despesas do Estado” e apontou que isso é “premissa indispensável para que outras conquistas”.

Segundo Fátima Bezerra, haverá ampliação da capacidade de investimento e com “mais políticas sociais e infraestrutura hídrica e rodoviária”, a segurança pública merecerá atenção e a educação será prioritária. Ela também disse que vai buscar garantir junto ao governo federal a duplicação da BR 304, entregar a Barragem de Oiticica, viabilizar a Porto Indústria Verde e assegurar o papel do RN na geração de energia offshore.

A solenidade de posse foi na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, presidida pelo deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e contou com a presença dos demais parlamentares estaduais e diversas lideranças políticas, além de autoridades e representantes da sociedade civil organizada e familiares dos empossados. Também foi empossado o vice-governador Walter Alves.

Na solenidade, compuseram a mesa das autoridades o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Pinheiro; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso; o conselheiro Tarcísio Costa, representando Gilberto Jales, presidente do Tribunal de Contas do Estado; o desembargador Expedito Ferreira, representando o Tribunal Regional Eleitoral; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Maria do Perpétuo Wanderley de Castro; o juiz federal Adriano Soares, representante a Justiça Federal; o vice-almirante André Morais Ferreira, representando o 3º Distrito Naval; o tenente-coronel José Aguiar de Souza, comandante da Ala 10 da Aeronáutica; além do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.