Ao participar de seminário sobre sustentabilidade, diretor da FIERN defende racionalidade e equilíbrio para evitar excessos regulatórios

3/06/2022   15h22

Ao participar da abertura do Workshop Potiguar de Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis, o diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz destacou que a sustentabilidade vai avançar na medida em que as decisões que envolvem o meio ambiente sejam tomadas com “equilíbrio e racionalidade” para evitar excesso regulatórios.

“Os excessos [regulatórios] são prejudiciais. Os empresários defendem objetividade nas normas, custos justos e segurança jurídica”, destacou, durante o pronunciamento que marcou o início do seminário, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na manhã desta sexta-feira (3).

Presidente da Comissão Temática do Meio Ambiente da FIERN, Roberto Serquiz acrescentou que é preciso reconhecer e estimular a tendência de mudança da matriz energética para fontes renováveis. “Há também um novo perfil do consumidor”, assinalou. Neste cenário, comentou, existe uma renovação da cultura industrial.

Por isso, afirmou, a Federação das Indústria do RN tem programas e ações voltadas para a inovação. “Fazemos um trabalho de sensibilização neste contexto de sustentabilidade”, disse. E a sustentabilidade, disse, tem três bases muito sólidas: a social, a ambiental e a econômica. Na linguagem empresarial, apontou, isso precisa estar equilibrado para evitar desestímulo ao investimento.

“Essa é a mensagem que colocamos, da racionalidade, é importante ter esse equilíbrio. A restrição é impeditiva. Então, com racionalidade podemos ter desenvolvimento econômico, ambiental e social, com eficiência”, ressaltou.

Também participaram a abertura do Workshop sobre Sustentabilidade Socioambiental e Energias Renováveis, o presidente do Idema, Leonlene de Sousa Aguiar ; o pró-reitor de Extensão Graco Aurélio Câmara de Melo; a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum; o presidente da Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia, Darlan Santos; e o assessor do Sistema Fecomércio, Jaime Mariz.