Atividade da construção potiguar reduz queda em setembro

25/10/2019   16h01

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de setembro, a atividade do setor registrou queda, embora menos intensa do que no levantamento anterior; e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013. O número de empregados também caiu em ritmo menor do que no mês de agosto. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, atingiu 32%, 12 pontos percentuais abaixo do índice de agosto (44%) e 3 pontos percentuais aquém do valor observado em setembro de 2018 (35%).

 

No terceiro trimestre de 2019, as condições financeiras das empresas do setor pioraram em relação ao trimestre anterior, refletindo maior insatisfação com as margens de lucro e a situação financeira, além de dificuldades no acesso ao crédito. Os empresários também apontaram que os preços médios das matérias primas ficaram estáveis, comparativamente ao segundo trimestre.
O principal problema do trimestre, na opinião dos empresários da Indústria da Construção, foi a demanda interna insuficiente; seguida pela elevada carga tributária, falta de capital de giro, burocracia excessiva, altas taxas de juros e inadimplência dos clientes.

 

Em outubro, as expectativas do setor para os próximos seis meses apontam pessimismo em todos os aspectos avaliados, a saber: nível de atividade, compras de insumos, novos empreendimentos e serviços e número de empregados. Registre-se, no entanto, que em relação a outubro de 2018, as perspectivas melhoraram em três dos quatro itens analisados. A intenção de investimento, por seu turno, voltou a cair – queda de 2,1 pontos na comparação com setembro.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 25/10 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, as expectativas com relação ao nível de atividade, às compras de insumos, aos novos empreendimentos e ao número de empregados, continuam demonstrando perspectivas de crescimento para os próximos seis meses. Registre-se, ainda, que a Utilização da Capacidade de Operação da Construção nacional atingiu 62% contra 32% da potiguar.

 

Para ver a íntegra da pesquisa, favor acessar o link:
https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2019/10/Sondagem-Industria-da-Const_set19.pdf

 

Atualização: Jô Lopes – Unicom/Sistema FIERN