‘Caderno Mais RN Economia’ dedicado ao PIB e Emprego reforça perspectiva de retomada

5/07/2021   17h01

As informações mais atualizadas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e o emprego no Rio Grande do Norte, contextualizadas com os dados nacionais e globais, estão disponíveis no “Caderno Mais RN Economia”. Os indicadores sinalizam uma tendência de recuperação e foram reunidas nesta publicação com as projeções mais recentes para o PIB e o mercado de trabalho.

 

“Tanto o PIB, quanto o emprego formal são parâmetros para medir a recuperação econômica e saíram informações recentes sobre essas duas dimensões”, diz assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN, Pedro Albuquerque.

 

Um dos aspectos que se destacam no PIB do país é que houve uma revisão que elevou a projeção de crescimento neste ano. A previsão de aumento do Produto Interno Bruto, que estava em 3,4% no início do ano, passou para 3,8%. Os indicadores de empregos apontam também uma recuperação, com um saldo médio positivo de 247 mil vagas por mês entre janeiro e maio, diante de uma média de saldo negativo de 255 mil no mesmo período do ano passado.

 

No Rio Grande do Norte, os dados econômicos também são positivos. O Caderno Mais RN Economia aponta que “o RN pode ter um dos maiores aumentos (do PIB) comparados aos demais estados”. E destaca: “A projeção é de crescimento de 4,3% RN”.

 

O Caderno Mais RN Economia também dedica um capítulo a “Perspectivas futuras”, no qual cita cenários que, se forem confirmados, devem contribuir para a retomada. Um destes cenários favoráveis é a aprovação de reformas estruturais, como o marco regulatório do Gás Natural e os 70 leilões de concessões na área de infraestrutura, além das reformas administrativa e tributária.

 

Confira a íntegra do Caderno Mais RN Economia clicando AQUI