Com jogos educativos, SESI Escola Mossoró estimula criatividade de alunos em aula de matemática

12/05/2022   10h28

 

Cerca de 40 alunos da 1ª série do Ensino Médio da SESI Escola Mossoró participaram de atividade de Matemática e suas tecnologias. A prática, realizada na terça-feira (10), consistia em os estudantes usar a criatividade para elaboração de jogos educativos envolvendo grandezas, medidas e instrumentos de medidas, sob orientação do professor Luís Carlos da Silva.

 

Para ele, a importância dessa aula é fazer com que os alunos desenvolvam a criatividade a partir dos conhecimentos adquiridos, em sala de aula, sobre grandezas, medidas e os respectivos instrumentos usados em medição. “Estamos colocando em prática os pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, desenvolvendo o protagonismo na área de matemática e suas tecnologias”, declarou.

 

A construção dos jogos visa facilitar a compreensão e assimilação dos conteúdos da disciplina de matemática e suas tecnologias por meio da diversão. “Temos também os objetivos mais específicos, como estimular a criatividade, o pensamento e a capacidade de resolver situações problemas; associar a matemática com situações do cotidiano e desenvolver o protagonismo do aluno por meios das suas habilidades”, comentou.

 

O conteúdo abordado trata-se das grandezas, medidas e instrumentos de medidas e a utilização de jogos como recurso didático no ensino/aprendizagem de matemática e suas tecnologias, explica o docente, vai fazer com que os alunos tenham maior compressão dos conteúdos estudados e sejam provocados a querer saber mais para poder chegar ao objetivo final do jogo.
“Logo a aprendizagem será mais assertiva e irá impactar diretamente no aprendizado dos alunos, pois os mesmos irão desenvolver diversas habilidades que irão além do conhecimento e da sala de aula, como por exemplo a liderança, o trabalho em equipe e a respeitar os demais”, conclui Luís Silva.