Comissão de Inovação da FIERN realiza, dia 26, Conexões do RN e lançamento de catálogo de tecnologias

21/10/2022   15h56

As inovações e tecnologias que podem melhorar a competitividade e produtividade das empresas de laticínios serão apresentadas, na próxima quarta-feira (26), durante o evento “Conexões RN — Indústria & Academia”, promovido pela Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, em parceria com a UFRN, Ufersa, UnP, Uern e IFRN.

Na ocasião, haverá o lançamento de um ebook com o catálogo de Tecnologias de Laticínios do Rio Grande do Norte e apresentação da pesquisa sobre o mercado de consumo de leite, com o professor Adriano Rangel.

O Conexões RN será aberto às 14h pelos presidentes da COINCITEC, empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, e do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (SINDLEITE-RN), Túlio Antônio Gurgel Veras. Em seguida, serão apresentados o e-book e a pesquisa de mercado.

“Esse é um projeto piloto, que faz parte do Grupo de Trabalho de Tecnologia, Inovação, Ciência e Pesquisa da COINCITEC. Escolhemos a indústria de laticínio para trabalhar esse projeto piloto de conexão entre as entidades de ensino e pesquisa com as empresas do setor. A nossa expectativa é que possa ser validado e, a partir daí, ampliado em outras atividades industriais “, afirma o presidente da Comissão, Djalma Barbosa.

“Buscamos os trabalhos sobre as indústrias de laticínios, nas instituições de ciência e tecnologia e, neste momento, a ideia é apresentar ao setor para que tome conhecimento das pesquisas que existem. Uma vez apresentado, partimos para outra etapa, que é do interesse das indústrias que integram o SINDLEITE, que poderá ser dada amplitude à pesquisa. Em uma segunda oportunidade de discussão a empresa levará suas ’dores, problema para a academia e, assim, obter solução na pesquisa aplicada”, disse o presidente da COINCITEC.

O Conexões será uma oportunidade para os empresários dialogarem com as instituições e os pesquisadores, que conduziram os projetos com potencial para melhorar produtos ou processos no setor de laticínios.

“Com isso, poderão dispor de material para aproximação inédita entre as Instituições de Ciência e Tecnologia e o setor produtivo de laticínios no estado do Rio Grande do Norte. A relação entre esses dois polos é extremamente poderosa. De um lado, o setor produtivo detém o conhecimento prático e a expertise de mercado; de outro, as instituições acadêmicas reúnem o saber teórico e as ferramentas necessárias para a inovação a partir de um amplo potencial científico. A junção desses dois interesses pode ser extremamente vantajosa para todos, inclusive para a sociedade que se beneficia diretamente”, destaca Susie Macêdo, secretária executiva da COINCITEC.

Ela afirma que o projeto seleciona tecnologias de pontas, voltadas para a área de laticínio, desenvolvidas nos laboratórios das melhores instituições de ciência e tecnologia do estado.

“A iniciativa só se tornou possível porque acreditamos, antes de tudo, nas respostas criativas da ciência para gerar grandes oportunidades econômicas. Buscando encorajar os empresários regionais a ampliar seus mercados por meio da inovação e a se manterem firmes diante dos desafios, transformando de forma consistente seus negócios em potências competitivas e lucrativas”, explica.

O catálogo foi definido em três categorias das tecnologias: Produto, no qual já existe um produto pronto e formatado; Prestação de Serviços, em que não existe um produto pronto, mas há a possibilidade de desenvolver estudos específicos que se adequem à demanda da empresa; e Projeto de Pesquisa, no qual não está pronto, mas já existe uma pesquisa em andamento em que se visualiza o resultado.

As empresas convidadas poderão ter contato com os responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos nessas diversas etapas nas instituições universitárias (UFRN, UFERSA, IFRN).