Comissão de Inovação da FIERN reúne indústrias de laticínios e universidades no Conexões RN

26/10/2022   18h04

Para estreitar os laços entre o setor produtivo de laticínios e as instituições de ciência e tecnologia do estado, a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveu, na tarde desta quarta-feira (26), o Conexões RN: Indústria e Academia. O evento reuniu representantes de empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RN (SINDLEITE-RN) e de Núcleos de Inovação e Tecnologia na Casa da Indústria, sede da FIERN.

O evento foi aberto pelo diretor de Inovação da FIERN e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, que destaca a importância da aproximação entre a Academia e a indústria. “A Academia tem as melhores soluções para as demandas do setor produtivo, então buscamos quebrar as barreiras que possam existir entre esses dois atores para pensar nas melhorias para o setor”, afirma.

“Essa é uma iniciativa piloto, que temos a intenção de replicar junto a outros setores produtivos do estado. A ideia é articular o contato entre as indústrias e as instituições de ciência e tecnologia, trazendo representantes desses dois campos, para debater e atuar com soluções para as dores dos industriais”, explica Djalma.

“Quando há dificuldades para o setor produtivo, se houver um debate coletivo, é muito mais fácil de pensar as soluções. E esse é a intenção da COINCITEC. Unir os vários atores do ecossistema de inovação do estado para buscar oportunidades em meio aos desafios”, conclui o presidente da comissão.

O setor produtivo foi liderado no evento pelo presidente do SINDLEITE-RN, Túlio Veras, que ressalta a necessidade da cadeia produtiva se conectar com os produtores de conhecimento. “Em outros estados vemos o crescimento da indústria de laticínios de forma conectada à Academia. Temos que olhar para isso e encurtar nossa relação com as instituições para buscar novos produtos e pesquisas para sempre modernizar e reinventar nosso setor”, comenta.

“É uma honra sermos o primeiro setor a participar do Conexões RN, além de ser uma conexão necessária para toda a cadeia produtiva no estado”, completa Veras.

O diretor da FIERN e presidente da indústria CLAN, Edilson Trindade, também esteve presente no evento. “Fiquei muito satisfeito com a ampliação dos horizontes proporcionados para o setor de laticínios através dessa iniciativa da COINCITEC”, relata. “A CLAN tem um contato próximo com a Academia e isso é muito importante para as inovações dentro da empresa”, acrescenta Trindade.

O professor Daniel Pontes, diretor da Agência de Inovação da UFRN (AGIR) e coordenador do Grupo de Trabalho 1 da COINCITEC — de Inovação, Ciência e Tecnologia — também participou do evento e também enalteceu a importância de conectar indústria e Academia. “Já trabalhei na indústria antes de ser professor e, de ambos os lados, havia sempre um receio de trabalhar conjuntamente. Hoje em dia, a Academia precisa trabalhar com as empresas e o setor produtivo precisa trabalhar com as instituições de pesquisa e inovação. Por isso, esse evento é fundamental para o sucesso de ambas as partes”, declara.

Mercado e Consumo de Leite

Durante o evento, o professor Adriano Rangel, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da UFRN, apresentou a pesquisa “Inovação tecnológica e novos produtos lácteos”. O estudo fez um levantamento com mais de 900 consumidores potiguares durante o ano de 2020 para entender os hábitos de consumo e a percepção quanto aos produtos lácteos.

“O leite é um produto extremamente viável. Pela pesquisa, vemos que as pessoas veem como um alimento saudável e de qualidade, além de evidenciar uma demanda forte não só do leite, como de produtos derivados”, aponta o Rangel.

Na apresentação, o professor também mostrou desafios e oportunidades para a cadeia produtiva de laticínios no Brasil e no mundo. “Temos muito a aproveitar com a imagem dos laticínios como promotores da saúde. Além disso, existirem novas demandas de produtos do soro do leite, que é um subproduto que pode ter muito valor agregado”, explica.

Catálogo de Tecnologias de Laticínios do RN

A COINCITEC disponibilizou às indústrias o e-book “Catálogo de Tecnologias de Laticínios do RN”, um levantamento feito junto às instituições de pesquisa e inovação (ICTs) integrantes do GT1 da Comissão — UFRN, UnP, UERN, UFERSA e IFRN — com todos os produtos, serviços e projetos de pesquisa disponíveis na Academia potiguar relacionados ao setor de laticínios.

“Os núcleos de inovação e tecnologia das ICTs são a porta de entrada para a busca de soluções do setor produtivo. Então reunimos todas as iniciativas dessas unidades para entregar ao setor produtivo”, explica o professor Daniel Pontes.

São 19 iniciativas que contemplam diversas atividades da cadeia produtiva. “As ações presentes no catálogo podem se tornar muitas outras, pois não são finais. Cada uma pode servir como base para outras demandas, conforme o setor produtivo enxergar as demandas e necessidades”, finaliza.