Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN discute andamento das ações e planeja próximas etapas de projetos

22/06/2022   14h48

Os líderes e conselheiros da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (COINCITEC-FIERN), presidida pelo empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, discutiram, na manhã desta terça-feira (22) as principais ações que estão em andamento no ecossistema articulado pelo órgão para impulsionar os projetos inovadores no Estado.

Durante a reunião, os Grupos de Trabalho (GT) da COINCITEC destacaram os programas em execução ou prestes a começarem a ser desenvolvidos para incentivar a inovação no Rio Grande do Norte.

O GT de Educação, Formação, Empreendedorismo e Talentos apresentou o projeto “Empreendedorando”, que será executado, na fase piloto, em uma escola na região do Parque Tecnológico. Neste programa, serão levados aos alunos conhecimentos sobre empreendedorismo.

O GT de Questões Regulatórias e Políticas Públicas abordou as iniciativas para avanços na legislação, em Natal, para assegurar um novo marco regulatório de inovação, ciência e tecnologia. Estão em estudo e análise as leis municipais mais avançadas para que se possa elaborar projetos adaptados e articular a aprovação local.

Já o GT de Inovação, Ciência e Tecnologia detalhou a proposta de um amplo cadastro de atividades de pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços em avançado estágio de desenvolvimento na área de laticínios, que será apresentado em um encontro e difundido por meios impressos e eletrônicos.

Djalma Júnior afirmou que todas essas iniciativas apresentadas pelos Grupos de Trabalho mostram o êxito do Ecossistema de Inovação, articulado pelo COINCITEC. Ele lembra também que houve a apresentação do projeto para capacitação junto ao setor produtivo para fomentar investimentos em startups.

“Essa reunião foi muito positiva, com resultados objetivos. Demonstra uma evolução, com um ano e meio da Comissão Temática instituída, funcionando com base em quatro eixos: fomento, politicas públicas, inovação e tecnologia. Com esses pilares andando, é possível fazer a articulação para avançarmos nessa área que é tão importante para o setor industrial e para o Rio Grande do Norte”, disse o presidente da COINCITEC.