Confiança da indústria potiguar cresce em fevereiro

22/02/2021   13h24

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 0,7 ponto entre janeiro e fevereiro de 2021, passando de 57,2 para 57,9 pontos, apontando que os empresários potiguares estão confiantes. Na comparação com fevereiro de 2020, no entanto, o ICEI recuou 5,8 pontos (63,7 pontos), mas continua acima de sua média histórica (hoje em 54,2 pontos). A continuidade da avaliação otimista é relevante para impulsionar o aumento da produção, a geração de empregos e, especialmente, alavancar o investimento, fundamental para a retomada do crescimento econômico. Os empresários potiguares ainda percebem melhora dos negócios, ainda que mais moderada do que no levantamento de janeiro. As expectativas para os próximos seis meses, por sua vez, estão mais otimistas.

A pesquisa mostra também que a confiança dos empresários das Indústrias Extrativas e de Transformação se manteve praticamente estável em relação ao levantamento anterior (queda de 0,1 ponto), enquanto na Construção ela foi maior do que em janeiro. No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias se mantem confiantes, enquanto as pequenas evoluíram de falta de confiança para confiança.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 10/02 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, empresários confiantes. O indicador nacional, no entanto, registrou queda na comparação com o mês anterior (variação de -1,4 ponto), passando de 60,9 para 59,5 pontos, situando-se acima do indicador potiguar (57,9 pontos). Com esse resultado, o ICEI do conjunto do país, encontra-se 5,7 pontos acima de sua média histórica (agora em 53,8 pontos) e 5,2 pontos abaixo do índice de fevereiro de 2020 (64,7 pontos). Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 60,4 pontos, 1,7 ponto acima do valor registrado em janeiro (58,7 pontos) e 3,2 pontos aquém do índice de fevereiro de 2020 (63,6 pontos).

Para maiores informações sobre o ICEI nacional e das regiões, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-indice-de-confianca-do-empresarioindustrial/.

Análise dos Resultados Em fevereiro de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 1º e 11 do mês, subiu 0,7 ponto, passando de 57,2 para 57,9 pontos, revelando que os empresários potiguares estão mais confiantes do que no levantamento anterior (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Na comparação com fevereiro de 2020, o ICEI recuou 5,8 pontos (63,7 pontos).

Considerando os componentes do ICEI – índices de condições atuais e de expectativas – observam-se comportamentos distintos na comparação mensal. O índice de Condições Atuais, que avalia a situação corrente dos negócios, recuou 2,0 pontos, passando de 52,8 para 50,8 pontos, porém permanece acima da linha divisória de 50 pontos, indicando que ainda há uma percepção de melhora dos negócios, ainda que menor do que em janeiro. O índice de Expectativas cresceu 2,0 pontos, passando 59,4 para 61,4 pontos, revelando perspectivas positivas para os próximos seis meses. Na comparação com fevereiro de 2020, o índice de Condições Atuais declinou 8,6 pontos, enquanto o índice de Expectativas decresceu 4,4 pontos (59,4 e 65,8 pontos, respectivamente).

Veja as informações detalhadas e análises na íntegra do mais recente Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do RN no link abaixo: