Coordenador do Mais RN aborda inovação durante CONGESP 2019

13/11/2019   18h05

 

 

O consultor da FIERN e coordenador do Programa Mais RN, José Bezerra Marinho, foi palestrante na tarde desta terça-feira, 13, na décima terceira edição do CONGESP, maior congresso sobre Gestão Pública no Rio Grande do Norte. Ele tratou do tema Mais RN: Os desafios da Inovação, onde explicou que “inovar é colocar em prática uma nova ideia, um novo plano, um novo método para melhorar a performance de algo que já existe”.

 

Ele citou vários autores, entre eles Paul Virílio e Edgar Morin, para falar para a plateia, atenta, sobre a situação da sociedade atual. “A sociedade é dromocrática (vive em torno da rapidez, agilidade, velocidade) e complexa (está inserida em novas formas de pensar). Então, precisamos considerar que a realidade é complexa para agir”, acrescentou. A palestra contou com a presença da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), Maria Angélica Teixeira. O IEL é um dos patrocinadores do evento.

 

 

 

A programação do 13º CONGESP abrange conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos acerca de assuntos inerentes à área da gestão pública. A conferência magna foi proferida pela economista pernambucana Tânia Bacelar, doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço. A palestra focou na temática central do evento, cujas discussões abordam os desafios da gestão pública na busca pelo desenvolvimento regional no Brasil.

 

O consultor, mentor, professor, coach e conferencista internacional, Marcos Braun, é quem vai encerrar o evento, com a palestra “As competências essenciais do Gestor Público no atual contexto de mudanças”.

 

 

O congresso conta com vários palestrantes, como a consultora Inês Magalhães, que foi secretária nacional de Habitação e Ministra das Cidades entre 2003 e 2016; o juiz federal Marco Bruno Miranda; o procurador de justiça, Eudo Rodrigues Leite; a doutora em Ciências Sociais na área de Sociologia Econômica, Florência Ferrer, especialista na área de Compras Governamentais; a doutora em Ciências Econômicas, Maria do Livramento Miranda; o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, João Mendes; a diretora-geral da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais, Maria Isabel Araújo; o especialista em Psicologia Organizacional e Mestre em Ciência Política, Ruy Mattos; o economista Marco Aurélio Costa, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea; e o secretário de Gestão de Projetos do RN, Fernando Mineiro.

 

O CONGESP é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (SEAD). Durante três dias (11 a 14 de novembro), os participantes debatem a temática “Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas”. A solenidade de abertura, com a participação da governadora Fátima Bezerra, foi realizada ontem, 12, no auditório principal da Escola de Governo.

 

Por Jô Lopes – jornalista – Unicom/Sistema FIERN