Diretor da FIERN vai receber Comenda Cícero Onofre, na Câmara de Vereadores, por atuação ambiental

2/06/2022   17h36

O diretor tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, vai receber, na próxima segunda-feira (6), na Câmara Municipal, a Comenda Cícero Onofre, em uma solenidade a partir das 18 horas. A homenagem é prestada pelo Poder Legislativo do Município aos que se destacam, anualmente, por uma atuação que colabore com o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a ampliação do saneamento básico em Natal.

Os homenageados foram sugeridos à vereadora Nina Souza, após uma escolha dos nomes em assembleia da seccional do Rio Grande do Norte da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), entre os quais o de Roberto Serquiz, que é presidente da Comissão Temática do Meio Ambiente (COEMA) da FIERN e conselheiro do CONEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente).

A comenda Cícero Onofre é concedida anualmente. A entrega é tradicionalmente em sessão solene no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a solenidade foi programada para o dia 6, segunda-feira, porque 5 de junho cai em um domingo.

Roberto Serquiz afirma que recebeu a convocação para a homenagem como uma honra, e acredita que a escolha se deve à sua atuação dos fóruns ambientais, como no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema). “Temos sempre buscado o equilíbrio e a racionalidade quando se trata de discussões sobre sustentabilidade. Defendemos que as regras ambientais devem ser claras, objetivas e sem excessos regulatórios”, comenta.

Ele acrescentou que procura reafirmar a necessidade também destas concepções equilibradas serem assimiladas pelo setor público. “É preciso ter essa percepção de que licenciar um empreendimento regular é melhor do que criar barreiras intransponíveis e deixar um espaço ser ocupado de forma indevida”, exemplifica.