Em encontro da COERE, CTGAS-ER apresenta programa de certificação de modelo alemão

30/07/2020   13h59

 

Durante a reunião da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN, realizada nesta quinta-feira (30), representantes do CTGAS-ER apresentaram o projeto piloto da instituição para certificação no padrão alemão de competência de técnicos. No encontro, realizado por videoconferência, o presidente da COERE, Sérgio Freire, anunciou  que a Comissão vai rediscutir sua “Agenda Mínima” para o segundo semestre deste ano.

 

 

Ao apresentar o projeto, o gestor de Educação do CTGAS-ER, Benilton Medeiros Nunes, destacou que a primeira turma de alunos de um curso da área de Fotovoltaica, está em avaliação pelo método de certificação alemã, no qual o Centro foi habilitado em uma parceria com a “EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbH”. Ele lembrou que trazer esse modelo de certificação é importante porque a Alemanha é referência no ensino profissionalizante, com uma experiência acentuada no relacionamento entre a instituições de ensino e as empresas.

 

 

Nesta avaliação para certificar os técnicos, há uma participação de empresários e profissionais experientes que são consultados sobre atividades práticas que devem ser avaliadas e levadas em consideração nos testes.

 

 

A primeira certificação de um técnico em eletrônica, que passou por um curso de instalador em sistemas fotovoltaico, foi feita e os demais alunos desta turma também devem passar pela banca examinadora.

 

 

 

Há aproximadamente três anos os alemães vêm treinando professores do CTGAS-ER  para fazer a certificação de acordo com os padrões do país europeu. Desde o ano passado, estão sendo aplicadas as orientações à primeira turma piloto do curso instalador em sistemas fotovoltaicos e, agora, um dos alunos participou da prova de certificação. A turma é forma por profissionais com experiência na área elétrica que passaram por um curso de aperfeiçoamento em tecnologias e instalação fotovoltaica.

 

 

 

O diretor regional do SENAI, Emerson Batista, explicou  que este tipo de parceria com instituições da Alemanha tem dado resultados positivos, na medida em que as referências que são assinaladas vão sendo adaptadas às condições e exigência locais.

 

 

 

Presidente do COERE, Sérgio Freire, destacou que a Comissão tem atuado como órgão consultivo para que a FIERN possa contribuir com o desenvolvimento do setor. Uma das ênfases é a formação de talentos, para que se tenha profissionais qualificados e uma prestação de serviço que atenda não só o mercado local, mas até mesmo em condições de “exportar” pessoal capacitado.

 

Freire anunciou também que nas próximas sessões do COERE deverá ser discutida a retomada e a atuação da Agenda Mínima da Comissão.