EEBA 2019 debate parcerias Brasil-Alemanha em tempos de mudança global

8/08/2019   15h54

A parceria entre Brasil e Alemanha em tempos de mudança global é tema central do maior evento da agenda bilateral dos dois países, o 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA). O encontro acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções de Natal, na capital do Rio Grande do Norte, e reunirá cerca de 600 empresários, brasileiros e alemães, interessados em estreitar relações e parcerias, fazer intercâmbio de tecnologias e efetivar negócios.

 

Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), o evento traz a Natal autoridades governamentais e lideranças empresariais para discutir a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. No domingo (15), em evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha- AHK, será feita a entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2019.

 

Na abertura oficial, dia 16, é prevista a participação do Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o Presidente da BDI, Dieter Kempf, o Presidente da FIERN, Amaro Sales, o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, Thomas Bareiss, Secretário do Ministério de Economia e Energia (BMWi) da Alemanha, e o Embaixador Otávio Brandelli, Secretário-Geral das Relações Exteriores.

 

Em seguida, o painel “Perspectivas Econômicas e Políticas” reúne especialistas como Ingo Ploger, Presidente da CEAL, Andreas Renschler, Presidente da LADW e Membro do Conselho da Volkswagen AG, tendo como moderador Alexander Busch, do jornal alemão Handelsblatt. E debatedores Stefan Mair, Membro do Conselho Administrativo da BDI, Marcos Troyjo, Secretário Especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, e Thomas Bareiss, Vice Ministro, Ministério Federal  de Assuntos econômicos e Energia – BMWi.

 

À tarde, além de encontro de negócios, a programação segue com quatro painéis “Agro 4.0: Oportunidades e desafios para as empresas”, às 13h, com palestra de  Henriette Reker, Prefeita de Colônia (AL).  E “Infraestrutura e Energia – oportunidades de crescimento” com a participação de Marisete Dadald, Secretária Executiva de MME e Thomas Bareiss, Vice Ministro, Ministério Federal  de Assuntos econômicos e Energia – BMWi, tendo como moderador Wagner Cardoso, Gerente Executivo de Infraestrutura da CNI. Além de mais dois painéis “Digitalização e produtividade: Soluções estratégicas para PMEs”, e “Saúde e educação – Qualidade na vida da indústria 4.0”. Todos os paineis terão debatedores.

 

A sessão de encerramento do EEBA reunirá autoridades dos dois países, na ocasião, será apresentada a cidade que sediará o Encontro em 2020, na Alemanha. O evento é anual e acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais e aprofundar a parceria estratégica. No ano passado, foi realizado em Colônia, na Alemanha.

 

O último dia, 17, será dedicado a realização de encontro de negócios e de visitas técnicas, agendadas previamente, à indústria têxtil Guararapes, à fábrica de sorvete e polpa de frutas Sterbom, ao Instituto Metrópole Digital (IMD) e ao Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER.

Confira a programação completa no site do EEBA.

 

Por Sara Vasconcelos – Jornalista, Unicom/FIERN