Em workshop, palestrantes reforçam que “veículo elétrico é uma realidade” e mercado brasileiro está aberto aos negócios

25/08/2022   18h21

Como parte do Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) promoveu o debate a respeito do “Mercado de veículos elétricos no Brasil e no mundo”. Os palestrantes Gilson Piovesan, Global Head of Commercial eMobility da WEG; e André Pinto, diretor de Operações do Grupo PG PRIME, falaram sobre o atual momento do mercado de veículos elétricos em nível nacional e internacional.

André Pinto explicou que há quatro tipos de veículos elétricos: HEV (veículo elétrico híbrido), PHEV (veículo elétrico híbrido plug in), BEV (veículo elétrico a bateria); e FCEV (veículo elétrico a célula de combustível – hidrogênio).

Atualmente, o Brasil tem veículos elétricos de 29 marcas com mais de 70 modelos e um crescimento de 32% (todos elétricos) de 2021 para este ano com uma projeção aproximada de 38 mil carros. Para veículos BEV+PHEV, um crescimento de 15% (projeção de aproximadamente 16 mil carros em 2022). “O mercado brasileiro oferece um filão de negócios”, afirmou o diretor de operações da PG PRIME.

Diante desses números, ele citou alguns fatores que contribuem como vantagens para os veículos elétricos: economia no combustível, manutenção, isenção do IPVA (no caso do RN) e a questão ambiental com a redução na emissão de poluentes. “O veículo elétrico é uma realidade e não tem mais como voltar”, disse.

Prova disso, explicou o diretor da PG PRIME, é que as projeções feitas mostram que, no mercado global, a participação de veículos elétricos deve chegar a 35% até 2028, e 54% até 2035. Já no Brasil, até 2030, a participação no segmento premium deve chegar a 50% enquanto que para todo o segmento automotivo, a expectativa é de 7% para o mesmo período.

Outro dado em destaque é que, entre 2022 e 2028, os investimentos globais das montadoras e fornecedores devem chegar a US$ 526 bilhões.

Participando de forma remota, o Global Head of Commercial eMobility da WEG, abordou a atuação da empresa e como tem sido os investimentos nesse segmento. Gilson Piovesan apresentou produtos que a WEG tem em fabricação. “Temos visto que este setor tem avançado nos últimos anos e é importante ter esse suporte em equipamentos [para veículos elétricos]”, disse.

Além disso, citou alguns trabalhos e produtos da empresa como carregadores e peças par uso nos veículos. Durante sua fala, ele mostrou uma garagem solar, que foi desenvolvida pela WEG e instalada em Fernando de Noronha, com a função para recarga dos carros elétricos.

O Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos contou com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, de diretores da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, de representantes de indústrias e de instituições de ensino e pesquisa.