Empresários contam no roadshow “RN Invest” porque vale a pena investir no estado

5/11/2019   10h21

Um dos pontos altos do roadshow “RN Invest – Oportunidades no Rio Grande do Norte”, parceria do Governo do Estado, Federação das Indústrias (FIERN) e CNI, realizado nesta segunda-feira, 04, no escritório da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em São Paulo, foi a apresentação do painel “Por que investir no Rio Grande do Norte”, que contou com as participações dos empresários Pedro Alcântara de Rego Lima, presidente do grupo 3 Corações, Marcelo Alecrim, executivo do grupo AleSat, Josué Gomes, presidente da Coteminas, e Luiz Barcelos, da Agrícola Famosa.

O primeiro a falar foi Luiz Barcelos, proprietário da Agrícola Famosa, maior produtora de melões do mundo, localizada em Mossoró. Ele explicou os motivos de sucesso do empreendimento no Rio Grande do Norte, destacando os recursos naturais disponíveis. “Eu sou testemunha viva de que ir para o RN é uma iniciativa fadada ao sucesso”, disse. Segundo o empresário, o povo potiguar é “extremamente acolhedor e trabalhador”. A Agrícola Famosa oferece 9 mil empregos. Barcelos afirmou que a seca é um aliado e citou os exemplos de sucesso da Califórnia e Israel, onde o índice de chuvas é muito menor e são exemplos de sucesso na agricultura irrigada.

Empresário e proprietário da Agrícola Famosa, Luís Barcelos

O diretor-presidente do grupo Três Corações, Pedro Lima, destacou as medidas da atual gestão para tornar o estado mais competitivo. “A governadora Fátima Bezerra tem feito um trabalho dedicado e focado em medidas para colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento, ela pensa grande”. O empresário disse que é um avalista para quem desejar investir no estado.

Pedro Alcântara, Grupo Três Corações

O presidente do grupo Coteminas, Josué Alencar, lembrou o pai já falecido – o empresário e senador José Alencar-, para ressaltar a decisão acertada de escolher o RN para investir. “Meu pai costumava dizer que o que importa é o bem comum, as políticas certas para nos colocarmos no caminho certo. E a governadora sabe o que é certo e está implementando o que é certo”. Segundo o empresário, os políticos precisam se voltar menos para ideologia e pensar mais no bem comum. O “RN é um estado rico, com grandes potencialidades”, disse, lembrando que é cidadão honorário potiguar e seu grupo está há 37 anos presente no estado.

Josué Alencar, Coteminas

Marcelo Alecrim, membro do Conselho de Administração da AleSat, lembrou do sonho de ver sua empresa grande, a trajetória até se tornar a maior empresa privada do estado na sua área de atuação e agradeceu o empenho da governadora Fátima Bezerra em estabelecer um ambiente de proximidade com a classe empresarial. “Vejo esse momento como importantíssimo para o RN e é crucial a gente não ficar ilhado”. Para o empresário, o RN tem tudo para ser um estado extremamente desenvolvido. “Não há problema em começar pequeno e crescer, foi o que fizemos com a nossa empresa, e é esse olhar que devemos ter para o estado”, disse.

O empresário potiguar disse que a união de todos é que fará o Rio Grande do Norte crescer e que o partido que interessa é o “partido do Rio Grande do Norte”. Para Marcelo Alecrim não vale olhar para trás. “O que vale é olhar para a frente”.

Marcelo Alecrim, Alesat

Para os empresários que participaram do roadshow “RN Invest”, o evento teve uma avaliação bastante positiva. “Esse tipo de encontro é fundamental e tem de ser feito. Eu parabenizo a governadora pela iniciativa, porque o setor privado, ou seja, o investidor, quer ouvir da governadora quais são as visões, qual é a política, quais são os apoios. O empresário precisa ouvir isso da chefe do Executivo e não apenas ouvir falar”, disse Sérgio Rodrigues Costa, CEO e fundador da empresa Streams Investimentos.