Energia eólica offshore é destaque em reunião da FIERN com embaixador do Reino Unido

13/02/2020   15h48

 

 

Energia eólica, solar e biocombustíveis foram alguns dos temas tratados durante a reunião-almoço entre o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo e o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (13). O encontro também contou com a presença do senador Jean-Paul Prates (PT-RN).

 

 

“A visita do embaixador nos anima bastante, principalmente diante da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, que traz uma expectativa de relacionamento com o mundo, não somente com o Brasil”, disse o presidente Amaro, destacando que esta é a oportunidade para o desenvolvimento de setores importantes para a economia do RN, como as energias renováveis, o agronegócio – através da fruticultura-, a mineração, pesca, carcinicultura e outros setores com potencial para crescimento.

 

 

“Foram propostas importantes e interessantes. O embaixador teve uma visão geral do RN, sobre a economia e a parceria da Federação com diversos órgãos. Abre-se uma grande oportunidade para o Rio Grande do Norte receber estas oportunidades”, concluiu Amaro.

 

 

Vijan Rangarajan destacou o interesse nos investimentos em energia eólica, em plataformas offshore (no mar), que ainda não operam no Brasil, mas que o Reino Unido possui expertise e opera no Mar do Norte. O embaixador enfatizou a importância da capacidade de desenvolver e aperfeiçoar a tecnologia e realizar investimentos.

 

 

“A segurança jurídica é muito importante, assim como o desenvolvimento do mercado e a infraestrutura. Nosso interesse hoje é incrementar nossos investimentos e comércio com RN, particularmente no setor de energias renováveis. Aqui, tem um potencial de energia eólica-marítima enorme. Essa mudança energética que o mundo todo está vivendo, o RN pode produzir muito mais energia verde”, disse Rangarajan, que apresentou diversas áreas em que o Reino Unido tem interesse em desenvolver no Brasil.

 

 

O senador Jean-Paul Prates destacou que já existe um trabalho em desenvolvimento para viabilizar a instalação de parques de eólica offshore no país. “Nós estamos pegando exemplos de países que estão avançados neste tipo de legislação. Um deles é a Inglaterra. O offshore é outra indústria, bem mais pesada, com equipamentos maiores, mais parecida com o offshore de petróleo”, explicou.

 

 

O embaixador recebeu um exemplar do plano de desenvolvimento econômico desenvolvido pela FIERN, o Mais RN,  e foi apresentado a estrutura e o expertise do SENAI na área de energias. Durante a reunião, ainda foram mostrados os dados da balança comercial potiguar.  O Reino Unido é um dos principais destinos das exportações do Rio Grande do Norte. Entre os produtos que se destacam estão frutas secas, melão, melancia, mamão, manga e castanha de caju.

 

 

Ainda participaram da reunião a oficial de Política Energética, Clarissa Vargas; o presidente do Sinduscon/Mossoró e da Comissão de Energias Renováveis (COERE/FIERN), Sergio Freire; o presidente do Sicramirn e diretor de Inovação, Djalma Barbosa Cunha Júnior; o diretor-regional do SENAI/RN, Emerson Batista; o diretor do CTGAS-ER e do Instituto SENAI de Inovação (ISI), Rodrigo Mello; o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIERN), Luiz Henrique Guedes; e do assessor da presidência, Helder Maranhão.

 

por Anna Claudia Costa, jornalista, UNICOM/FIERN