Energias Renováveis: Nova gestão da UnP conhece ecossistema de inovação do SENAI-RN e mira parceria com Sistema FIERN

2/12/2021   15h47

A nova gestão da Universidade Potiguar (UnP) em Natal conheceu, nesta quarta-feira (1º), a infraestrutura de pesquisa e ensino do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, com foco nos trabalhos desenvolvidos no ecossistema de inovação em operação no local e na prospecção de possíveis parcerias. O HIT engloba o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), principais referências do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e soluções de educação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

“Nós viemos conhecer o Centro principalmente para aprender, entender que possibilidades, que portas podem se abrir para um projeto de parceria ‘ganha ganha’, em que a UnP pode tentar contribuir com as ações do SENAI e de toda a sociedade norte-riograndense”, disse o diretor geral da UnP em Natal, Guilherme Guerra. “Então aqui, no SENAI, estamos em um grande brainstorming, cheios de ideias, e uma das possibilidades que vemos é um grande projeto de extensão que envolva toda a universidade nessa pauta que é mundial, das energias renováveis”, acrescentou.

A UnP foi comprada em maio deste ano pela Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, e está investindo em uma nova matriz curricular, que inclui, entre as novidades, a participação efetiva de empresas no processo de formação dos alunos, com “mais mão na massa” para os estudantes, com conhecimentos aplicados na prática, disse o diretor.

A visita ao HIT está inserida em um contexto de aproximação da Universidade com o Sistema FIERN, por meio inicialmente do MAIS RN – Núcleo de Gestão Estratégica da Federação das Indústrias do estado, cujo trabalho envolve, por exemplo, o desenvolvimento de uma série de bancos de dados sobre setores estratégicos, como o de energia. O SENAI-RN faz parte do Sistema FIERN, junto com o SESI e o IEL no estado.

Aproximação

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, também presente na visita, ressaltou a importância da aproximação entre as instituições. “A gente está funcionando como uma tríplice hélice, em que uma dessas hélices é o empresário, outra é o poder público e a outra são os centros geradores de tecnologia, de conhecimento, de inovação, entre os quais estão a UnP e o HIT”, disse ele. “É a junção dessas três pás que a gente pretende fazer para que o empresário, o empreendedor e o poder público recebam as informações necessárias para suas atividades”.

A FIERN, explicou ele, está implantando uma célula do MAIS RN na UnP. A expectativa é que o acordo de cooperação técnica seja assinado ainda este mês e que a implantação ocorra em janeiro. “A partir disso, o estudante da universidade vai pegar as informações que nós temos e vai aplicar na prática aos projetos que desenvolve e aos desafios do RN. Os alunos vão se envolver para que esses projetos que a gente vê em abstrato sejam realizados por eles com a coordenação dos professores da UnP e um coordenador do MAIS RN, ou seja, é o fazejamento, não é só o planejamento”, acrescentou Bezerra.

Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, que apresentou os trabalhos do HIT durante a visita, ressaltou que o estreitamento de relações entre as instituições favorece o surgimento de novas ideias e soluções, ou de melhorias das que já existem, em benefício da educação e da sociedade como um todo.

“É uma aproximação que é importante com a UnP e com outras instituições que compõem o nosso ecossistema. Hoje, neste momento em que a universidade passa por uma renovação da sua gestão, estamos nos conhecendo para ver de que forma conseguiremos somar esforços”, disse ele.

Também participaram da visita o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o coordenador dos cursos de saúde da UnP, Murilo Ribeiro, e representantes da consultoria Thémata Inteligência Estratégica, parceira do MAIS RN.

SOBRE O HIT

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN é um complexo em Natal que reúne investidas do Sistema FIERN nas áreas de educação e inovação com foco na indústria. A estrutura envolve cerca de 30 laboratórios de pesquisa e serviços, ambientes de ensino para cursos profissionalizantes, um Habitat de Inovação para grandes indústrias e uma incubadora para empresas e startups do SENAI, idealizada e construída em parceria com o SEBRAE-RN. Inclui ainda laboratórios de robótica do SESI-RN e o IEL.