Equipes do SESI são destaque em seletiva da Mostra Brasileira de Foguetes

28/05/2019   17h07

 

Duas equipes do SESI-RN são destaque no II Torneio Interno SESI da Mostra Brasileira de Foguetes, realizada dia 16 de maio.  E serão avaliadas pela comissão interna do SESI para participação da Jornada de Foguetes.  A seletiva ocorreu no campo de futebol do Campus IFRN Ceará Mirim, por meio da parceria dos professores de Física do Instituto, Raoni Thales e Talles Santiago. A equipe, formada pelos alunos da 3ª série Arthur Ravi Barros Guedes, Vinicius Cabral de Farias e Lucas Ferreira Cavalcanti, obteve o maior alcance atingindo 171 metros. Ao todo, participaram seis times formados por alunos de todas as séries do ensino médio.

 

A Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental. E consiste em construir e impulsionar obliquamente foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. A propulsão é resultado da reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre. Foguetes e plataformas de lançamentos são construídos por alunos, individualmente ou em equipes de até três componentes.

 

A MOBFOG credencia os estudantes a participarem da Jornada De Foguetes, a ser realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre outubro e novembro. No entanto, somente uma equipe de cada escola pode participar do evento nacional.

 

 

O professor Josinaldo Araújo afirma que a olimpíada é uma oportunidade única dos estudantes colocarem em prática conceitos de várias áreas do conhecimento, como Física, Química, Matemática, Engenharia e Astronáutica. Além disso, o projeto é trabalhado em equipe o que propicia o desenvolvimento das habilidades colaborativas entre os discentes. “É uma oportunidade para o aluno ser protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, colocando a mão na massa, participando ativamente de todo desenvolvimento”, disse.

 

Para Itallo Felipe de Souza Oliveira, aluno da 3° série do Ensino Médio, a MOBFOG é uma experiência única e diferente de qualquer outra olimpíada. “Apesar de ser trabalhosa, a emoção de sentir que, no final, o trabalho foi feito com excelência é muito gratificante. O acúmulo de três anos de acertos e erros foi e é bastante válido, pois minha equipe e, especialmente, eu, aprendemos muito, principalmente a prezar pelo coletivo e buscar trabalhar em equipe”, disse o aluno.

 

Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores diretores escolares envolvidos no processo. Além disso, há entrega de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.