Estagiários participam de evento de boas vindas promovido pela Semtas e IEL-RN, na Casa da Indústria

13/04/2019   11h38

 

Estagiários que contribuem com a operacionalização do Setor de Cadastro Único da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social participaram de solenidade de boas-vindas, na manhã deste sábado (13), promovida pela Semtas com apoio do IEL-RN. O evento, realizado no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, reúne 130 estagiários do nível médio e superior. O Diretor Primeiro Secretário da FIERN, Heyder Dantas, o Prefeito de Natal Álvaro Dias e a Secretária da Semtas, Andréa Dias, prestigiaram a solenidade.

 

Em toda a Natal, até janeiro deste ano, o número de inscritos no Cadastro Único era de 79.446, sendo 45 mil beneficiados pelo programa Bolsa Família, do Governo federal. Os dados são da Secretaria. Dos estudantes contratados, 62 são recém-ingressos e 68 tiveram os contratos renovados, dos níveis médio (técnico) e superior (Nutrição e Serviço Social). Eles irão atuar nas duas unidades do Cadastro Único, localizadas em Igapó e Lagoa Nova, e nos 12 CRAS, com atendimento às famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família.

 

A superintendente do IEL-RN, Maria Angélica Teixeira, destacou a importância do estágio para a carreira profissional e apresentou o portfólio de serviços do IEL. “O estágio é um laboratório de conhecimento para que vocês conheçam suas habilidades, competências, possa avaliar as afinidades com o curso escolhido e, desta forma, na prática, possa melhor direcionar sua carreira profissional”, destacou ela. “A Prefeitura do Natal, como protagonista, exerce um forte papel em oferecer essa oportunidade de estágio para vocês estarem aperfeiçoando sua formação” acrescentou.

 

 

Em uma mensagem otimista, o prefeito Álvaro Dias afirmou que o estágio é uma oportunidade única para os que estão iniciando no mercado de trabalho crescer de forma orientada. “Vocês que estão dando os primeiros passos na vida laboral, para garantir o sustento futuro, agarrem essa chance com vontade e coragem para alcançar seus objetivos. Nunca desistam de lutar pelos seus sonhos”, disse.

 

 

Ao parabenizar os novos contratados, a secretária Andreia Dias destacou que o evento é para acolher e motivar os estagiários que têm a missão de somar em atividade considerada porta de entrada de 20 programas sociais, entre eles o Bolsa Família. O superintendente de Relações institucionais da FIERN, Hélder Câmara, representando o presidente Amaro Sales, relembrou sua trajetória como estagiário foi enriquecedora para a formação pessoal e profissional. Também destacou a parceria do Sistema FIERN com o municípios.

 

 

Em nome dos estagiários, a estudante de Serviço Social Alyne Grangeiro ressaltou como a experiência, com a troca de saberes, soma à prática profissional. “O engajamento dos estagiários do IEL servindo a Semtas, é um grande aprendizado, do qual temos orgulho, o de servir ao outro”, disse.  A coordenadora do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep), Fátima Coelho, destacou as ações realizadas pela instituição e a relevância do trabalho que será realizado  pelos estagiários.

 

Ao final da solenidade, um café da manhã reuniu todos os estagiários,  e o prefeito Alvaro Dias, o Diretor da FIERN Heyder Dantas, gestores do IEL e da Semtas, em momento de confraternização, no Espaço Cultural Candinha Bezerra.