Etapa regional do Torneio SESI de Robótica será nesta sexta e sábado

11/12/2019   11h58

O SESI-RN sediará nesta sexta-feira (13) e neste sábado (14) a etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League. O Torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e adolescentes de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades para a futura atividade profissional e o exercício da cidadania. Com entrada gratuita, a etapa regional será no SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, das 13 às 17 horas, da sexta, e das 8 às 16 horas, do sábado.

 

 

 

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

 

Atualmente o Torneio é realizado em 103 países, com aproximadamente 35.000 times e mais de 281.000 competidores.

 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização das etapas regionais e nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior. Nesta temporadas, serão realizados 18 torneios em 14 estados, com aproximadamente 7.000 competidores.

 

O SESI-RN é operador do Torneio há 6 anos e, nesta temporada. conta com a participação de 23 equipes do Nordeste — tendo representantes do Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Serão 200 competidores em busca da classificação para etapa Nacional que será realizada no Rio de Janeiro em março de 2020.

 

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

A iniciativa fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões.

 

Na temporada CITY SHAPER (Cidades Inteligentes), as equipes deverão identificar e um problema de algum edifício ou espaço público na sua comunidade, desenvolver uma solução e compartilhar sua solução com outras pessoas e depois aperfeiçoá-la.