FIERN participa de abertura do Fórum do Semiárido com participação do vice-presidente Hamilton Mourão

3/12/2020   22h00

Com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi aberto nesta quinta-feira (03), no Teatro Municipal de Mossoró, o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 – Oportunidades de Investimento. Representando a Federaçaod as Indústria do RN (FIERN) e a Confederação Nacional das Indústria (CNI), patrocinadora do evento, o presidente Amaro Sales participou do evento ao lado de diretores e presidentes de sindicatos.

“Acredito que este fórum vai trazer vários frutos. Precisamos ter mais assertividade na solução de problemas e temos alguns obstáculos a serem superados como o ramal do Rio São Francisco e o demais obras de infraestrutura para escoamento da produção. Entendemos que o Nordeste não é problema, mas sim solução”, destacou Amaro Sales.

Em sua fala, o vice-presidente enfatizou o tamanho da região semiárida e suas limitações. “Eu acredito em um semiárido ativo e fornecedor de alimentos para o mundo. O semiárido é um grande espaço que há grande concentração de terra, água e outros meios circunstancialmente ricos. Nosso semiárido é o mais chuvoso do mundo, mas não temos capacidade de armazenamento.”, disse Mourão, que destacou ainda a importância de uma gestão efetiva: “Precisamos de uma boa e honesta gestão pública”, disse elogiado a realização do fórum, em Mossoró. “É o ambiente ideal para discussão de propostas para desenvolvimento econômico e social. Para trazer melhores perspectivas”, finalizou.

Na abertura, o diretor-presidente da Codevasf, Luiz Curado, apresentou o Plano de Desenvolvimento do Semiárido, desenvolvido há 20 anos, voltado para o equilíbrio das demandas hídricas do rio São Francisco e infraestrutura necessária para o desenvolvimento da região.  Também participaram do evento a prefeita Rosalba Ciarline, o deputado federal Elieser Girão, a deputada federal Bia Kicis, o senador Eduardo Girão, o vice governador Antenor Robério e o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Também prestigiaram a solenidade de abertura os diretores da FIERN, Vilmar Pereira, Roberto Serquiz, Airton Torres, José da Nóbrega e Sérgio Freire, além do presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira do RN (SINDPAM).

Votação

Será colocado em votação, no Congresso Nacional, o Plano de Desenvolvimento. A implementação poderá favorecer um milhão de hectares com alta tecnologia e culturas irrigadas, principalmente na área da fruticultura. A previsão é a geração de R$ 70 bilhões em negócios, R$ 10,5 bilhões em impostos e, pelo menos, três milhões de empregos diretos.

Feira

Simultaneamente ao fórum acontece, na Estação das Artes, a Feira de Exposição, aberta ao público. Com medidas de segurança em virtude da pandemia da Covid-19, o espaço apresenta tecnologias de produção agrícola, dessalinização, produção de energias eólica e solar, entre outras soluções para o setor produtivo. A FIERN participa com estande apresentando os serviços para prestados para a indústria.