FIERN participa de reunião da Associação Nordeste Forte com presença do presidente do CADE, em Brasília

22/02/2022   12h09

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou, na manhã desta terça-feira (22), da reunião da Associação Nordeste Forte, que contou com apresentação do presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Alexandre Cordeiro Macedo. O encontro, o primeiro de 2022, debateu sobre o fortalecimento das nove Federações das Indústrias nordestinas, a aprovação de assuntos estratégicos e o planejamento de ações estruturantes para o desenvolvimento regional.

O presidente do CADE falou sobre a atuação do Conselho no Brasil e na defesa da lei de mercado. “O CADE tem a posição de privilegiar o mercado, atuando para que se promova uma competição justa. Promovemos a competição para que todos tenham direito à livre concorrência”, disse Alexandre Macedo.

“Nosso trabalho é prezar pelo consumidor e também garantir o desenvolvimento do país. Quando promovemos a competitividade empresarial, a livre concorrência, garantimos melhorias para todos, uma vez que ela fortalece tanto os serviços prestados à população, o bem-estar do consumidor, quanto o desenvolvimento das empresas”, acrescentou.

Na ocasião, foram discutidas importantes temáticas do desenvolvimento industrial do nordeste brasileiro. Entre os pontos destacados pelo presidente da FIERN e vice-presidente da Associação NE, Amaro Sales, está a concentração de mercado que tem sido enfrentada pelos mercados regionais.

“A pequena indústria, geradora de 60% da empregabilidade nas cidades tem enfrentado dificuldades frente a essa nova realidade. A pequena indústria tem muita dificuldade de fornecer”, disse Amaro Sales questionando se esta concentração de mercado é uma tendência.

Ao que o presidente do CADE explicou que sim. “Esta concentração é uma tendência mundial. Para se avaliar essa ação existe um índice que mede o nível de concentração”. Ele acrescentou que o CADE defende o consumidor. “Esperamos que o brasileiro chegue ao mercado e compre os melhores produtos pelos melhores preços”, acrescenta.

Alexandre ponderou também que em alguns casos as fusões permitem que se pratique melhores preços, mas que cada caso deve ser estudado por região.

O encontro, presidido por Ricardo Cavalcante, presidente da Associação e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), foi realizado no formato híbrido, na sala da Associação, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e por transmissão online.

E teve a participação de presidentes e representantes das federações Antônio Ricardo Alvarez Alban (FIEB); Edilson Baldez das Neves (FIEMA); Francisco de Assis Benevides Gadelha (FIEP); Ricardo Essinger (FIEPE); José Nogueira (FIEA); Vladson Menezes (FIEB); e Antonio de Almeida Freitas Neto (FIEPI). Pela CNI participaram Pablo Cesário, Gerente Executivo do COEX, Rogério Castro e Bruna Brandão, Assessores do COEX, e o Secretário Executivo da ANF e superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

Por Jô Lopes - Unicom FIERN
Edição: Sara Vasconcelos - chefe de redação Unicom FIERN