FIERN participa de Seminário Internacional sobre ações urbanísticas e de mobilidade

12/02/2020   18h41

 

 

Soluções em ações urbanísticas, planejamento da mobilidade e de reordenamento dos espaços urbanos foram debatidos, nesta quarta-feira (12), durante o Seminário Internacional Agora Natal, realizado no auditório do Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira. Sob o tema “Boas práticas de urbanismo e gestão urbana na Europa e Brasil, para inspirar o Plano Diretor de Natal” a ideia é contribuir para a construção de um planejamento urbano sustentável para a cidade.

 

 

O evento, promovido pelo Grupo de Comunicação Agora RN com o apoio da FIERN,  reuniu figuras renomadas da arquitetura e urbanismo do Brasil e de Portugal, como o arquiteto Gustavo Rocha, superintendente de Infraestrutura do Porto Digital do Recife, a arquiteta e urbanista Maria Cristina Trovão Santana, coordenadora de Uso do Solo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e o arquiteto português Manuel Salgado, presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa (SRU).

 

 

Em processo de maturação da revisão do Plano Diretor é oportuno debatermos boas práticas que tiveram êxito e podem ser aplicadas aqui, que possam proporcionar o desenvolvimento econômico sustentável e qualidade de vida para a população. São propostas que poderão colaborar para a consolidação do Plano Diretor”, destacou Roberto Serquiz.

 

 

Ele lembra que a FIERN participa, desde o início, por meio do COEMA, Sinduscon, na construção de propostas para a revisão do plano. “A expectativa é que a proposta final tenha regras claras, segurança jurídica, para que o Plano Diretor de Natal traga resultados efetivos, um avanço em competitividade em relação as demais capitais do país”, afirma o diretor da FIERN.

 

 

Na palestra a palestra “Urbanismo e tecnologia, o caso do Porto Digital do Recife”, o arquiteto Gustavo Rocha apresentou o processo de revitalização e digitalização do centro histórico do Recife, o Recife Antigo. “O grande desafio e a meta do Porto Digital foi desenvolver um cluster global de inovação em TICs e economia criativa. E não só isso, diferente dos demais, era desenvolver uma área em fase de degradação avançada, como o Recife antigo estava. Requalificar o tecido urbano e cultural. E criar o parque tecnológico em áreas tombadas pelo IPHAN e em área de preservação histórica municipal”, conta Rocha.

 

 

 

A revisão do plano diretor foi iniciada em fevereiro do ano passado e realizou uma série de oficinas, audiências públicas e reuniões de grupo de trabalho para ampliar a discussão junto a sociedade. “Estamos há 12 meses debatendo as mudanças necessárias para modernizar o Plano Diretor de Natal. Este é o plano diretor mais participativo cujo legado para a cidade será o equilíbrio do conceito de sustentabilidade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago de Paula.

 

 

O jornalista Alex Viana, do Grupo de Comunicação Agora RN, ressaltou que o Seminário busca promover espaços para discussão de temas de relevância coletiva, como o PDN. Natal depende, segundo ele, de um bom planejamento urbano para crescer e o Grupo Agora RN produz esse debate com nomes de reconhecimento internacional.

 

 

Durante o Seminário também foram apresentados o case dos eixos de mobilidade de Curitiba pela urbanista Maria Cristina Trovão, bem como as soluções promovidas para o Rio Tejo, em Lisboa, mostradas pelo arquiteto português Manuel Salgado, que foram responsáveis por melhorias urbanísticas do rio e que, nos últimos anos, vem atraindo cada vez mais moradores e turistas.

 

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN