Governadora destaca convênio entre SENAI-RN e Secretaria de Administração Penitenciária 

18/10/2019   13h45

 

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do convênio entre ao SENAI-RN e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) para a formação profissional de cumpridores de penas do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Ela destacou que essa pareceria integra as ações que têm melhorado as condições de reintegração dos apenados e, portanto, os projetos que asseguram a evolução do sistema penitenciário do Estado.

 

 

A avaliação da governadora foi feita na manhã desta sexta-feira (18), durante a assinatura do termo que homologou o convênio entre o SENAI e a SEAP.

 

Também assinaram a homologação, durante a solenidade na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o diretor regional do SENAI, Emerson Batista, e o secretário de Administração Penitenciário, Pedro Florêncio Cavalcanti.

 

 

 

“Esse convênio possibilita a capacitação e a qualificação profissional de apenados. Devidamente capacitados, dentro das demandas da indústria local, poderão, cumpridas suas penas, saírem capacitados em uma atividade profissional, portanto, com alguma empregabilidade, o que significa oportunidade de serem reintegrados em funções produtivas e ficarem afastados da prática de crimes”, destacou Emerson Batista.

 

 

Pedro Florêncio também afirmou que os apenados, com essa chance de profissionalização, terão maiores possibilidades de reintegração. “Ao consegui emprego, quando cumpre a pena, dificilmente voltam a delinquir. Então, não é só com a presença da polícia na rua que se melhora a segurança, mas também com oportunidade para quem está preso e um dia voltará para a rua”, disse o secretário.

 

 

Com a parceria, durante um ano, serão oferecidos cursos nas áreas de Construção Civil e Alimentos, entre eles Eletricista Predial, Pintor de Obras, Pedreiro de Alvenaria. Os alunos serão selecionados pela secretaria de Administração Penitenciária.

 

 

A solenidade, que também foi marcada pela entrega de equipamentos e nomeação de novos agentes penitenciários, teve a participação do vice-governador Antenor Roberto, do secretário de Defesa Social, Coronel Araújo, da secretária de Administração, Virgínia Ferreira, da gerente de Educação do SENAI-RN, Simone Oliveira, e outras autoridades do governo estadual.

 

 

Por Aldemar Freire, jornalista Unicom/FIERN