Inovação e reposicionamento de recursos humanos em tempos de pandemia é foco de webinar do IEL-RN na Semana da Indústria

25/05/2020   14h20

A inovação a serviço do reposicionamento de RH (Recursos Humanos) frente ao “novo normal” – termo que é usado no ambiente de gestão no contexto da pandemia do coronavírus – é tema central do webinar do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), realizado nesta segunda-feira, 25, Dia da Indústria, inserido na programação da Semana da Indústria, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), que acontece remotamente até a próxima sexta-feira, 29.

Para Gileno Negreiros, mestre em gestão da inovação e mediador do webinar, nesses tempos a gestão está cada vez mais relacionada ao trabalho em equipe. “Estamos aqui debatendo como o RH pode estimular o engajamento das pessoas no contexto da gestão da inovação”, explica Gileno que também é consultor do IEL e do Prêmio Nacional da Inovação da CNI e do convenio CNI/SEBRAE.

Ele acrescenta, durante o webinar, que a partir dos decretos governamentais que estabelecem normas para o estacionamento social, permitindo apenas o funcionamento de atividades essenciais, vários negócios são afetados e há um decréscimo do desenvolvimento econômico.

“Sabemos que vários negócios suspenderam suas atividades, então a questão aqui é como podemos falar em gestão de pessoas para as empresas que estão nesse cenário? Nesse momento de distanciamento, em crise, como é que podemos abordar a gestão de pessoas nas empresas estão sofrendo esses impactos? Isto é o que estamos fazendo aqui hoje”, questiona Gileno e abre o debate com os outros dois consultores convidados.

Flávio Emílio, administrador e mestre em administração, junto com Katarina Alcântara, mentora de carreiras e de negócios e professora universitária em cursos de Gestão e Negócios, que dão continuidade ao tema com foco no “novo normal”.

Flávio Emílio destaca as mudanças advindas do isolamento. “As pessoas se virtualizaram muito rápido nesse período de pandemia. Em dois meses tudo mudou. E o mundo vai se virtualizar ainda mais. As pessoas vão se tornar mais colaborativas”, e enfatiza “Todo mundo se une para enfrentar dificuldades”.

Debate

O debate aborda ainda modelos de negócios, valores das empresas, readequações, adaptação à nova realidade, além das diferenças entre a gestão de RH de empresas com menos funcionários ou com um grande quadro de colaboradores, onde cada um vai precisar se adequar de acordo com sua realidade. “Em uma empresa com poucos empregados, o RH consegue administrar melhor, mas quando o quadro de pessoal é muito grande o desafio aumenta. Nesse contexto o RH precisa fazer parcerias com outros setores da organização”, afirma Emílio.

Para a mentora de carreiras e negócios Katarina Alcântara, a questão passa também por uma necessidade de replanejamento. “Os planejamentos antigos caíram, e tudo bem, é uma nova realidade. Agora os planejamentos têm que ser feitos em curto prazo, e podem sofrer mudanças de acordo com os acontecimentos. Os recursos humanos precisam ser humanizados, é preciso que se crie um ambiente que gere satisfação, tanto por parte da empresa, quanto do empregado”, afirmação que coadunam com as do consultor Flávio Emílio.

Programação para hoje

A Semana da Indústria prossegue com programação on-line até o dia 29 de maio. Ainda hoje acontece um webinar do SENAI e a Live de abertura oficial da Semana da Indústria, confira:

16:00     – Webinar SENAI – Desafios da Segurança dos Alimentos em momentos de crise

18:00     – Abertura com a live “Indústria: análise e perspectivas”, com o presidente da FIERN Amaro Sales e os empresários Pedro Lima (Três Corações), Flávio Rocha (Riachuelo) e Antônio Jales Leite (SterBom).

Para ver a programação completa da semana acesse: https://www.fiern.org.br/semanadaindustria/

Por Jô Lopes – jornalista – FIERN