Instituto Senai de Inovação será inaugurado no RN com primeiros projetos internacionais já no radar

10/06/2021   16h56

ISI-ER será inaugurado na próxima terça-feira

 

O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) será inaugurado oficialmente terça-feira (15) em Natal, no Rio Grande do Norte, com os primeiros projetos e acordos de cooperação científica e tecnológica internacionais já no radar.

“Nós mantemos projetos e parcerias com instituições nacionais de peso e estamos em fase de discussão para o desenvolvimento de projetos e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação também com empresas de países como Dinamarca e Alemanha”, diz o diretor regional do SENAI no Rio Grande do Norte, Emerson da Cunha Batista. “Nossas perspectivas, porém, são de atuação também em outros países, além da Europa”.

Os potenciais acordos, segundo Batista, envolvem o desenvolvimento de tecnologias para melhor utilização das energias e a tropicalização – ou seja, adaptação – de componentes usados pelas indústrias do setor na busca para fabricação nacional.

“O ISI-ER chega para o SENAI como grande porta da inovação, da pesquisa, do futuro das energias renováveis, e traz às empresas oportunidades de novos negócios no setor”, observa o presidente do Conselho Regional do SENAI-RN e do Sistema FIERN – que engloba SENAI, SESI,IEL e Federação das Indústrias do estado – Amaro Sales de Araújo.

Empresas locais e multinacionais já são atualmente atendidas pelo Instituto, que  atua no desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de tecnologias voltadas às áreas de energia eólica, solar e à sustentabilidade.

A unidade é a única focada em energias renováveis, entre os 26 Institutos Senai de Inovação – a maior rede de institutos privados do Brasil para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da indústria.

A inauguração oficial das instalações do ISI-ER será realizada a partir das 17h da próxima terça-feira (15), com a cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube. A transmissão será realizada no canal HIT – Hub de Inovação e Tecnologia.

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, são convidados do evento, além de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema FIERN.

A cerimônia marca a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios do Instituto, cujas atividades tiveram início e vêm acelerando em Natal, capital do estado, desde 2019.

 

Mercado

Em dois anos de operações iniciais, o ISI-ER acumula contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que superam os R$ 20 milhões – e os planos são de expansão dos projetos na esteira do crescimento do setor e do avanço das energias renováveis na matriz energética nacional, observa Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGás-ER), Unidade SENAI responsável pela qualificação de mão-de-obra técnica para atuação nas mais diversas áreas das energias e para prestação de serviços a empresas do setor de gás.

O Rio Grande do Norte – escolhido como sede – é o maior produtor de energia eólica do Brasil e também o estado com a maior potência prevista para os próximos anos.

“Trata-se de um setor de rápido desenvolvimento e de uso intensivo de tecnologias e nosso trabalho tem a perspectiva de oferecer as respostas que a indústria requer, com tecnologias nacionais capazes de fazer a diferença no parque de produção”, diz Mello.

Inovação

O ISI-ER foi concebido dentro da rede de Institutos Senai de Inovação, que começou a ser implantada no Brasil há aproximadamente 9 anos e possui atualmente 26 unidades, distribuídas em 12 estados, de Norte a Sul do país.

No Rio Grande do Norte, o Instituto está instalado em uma área de 20.000 metros quadrados – equivalente a dois campos de futebol – em uma estrutura onde pesquisas aplicadas e tecnologias são desenvolvidas sob demanda de indústrias, em busca de aumento da produtividade e redução de custos.

Pesquisas e tecnologias são desenvolvidas no Instituto por uma equipe multidisciplinar composta por doutores, mestres, engenheiros e técnicos em diferentes áreas.

“A infraestrutura, equipamentos e pessoal capacitado que colocamos à disposição da indústria das energias renováveis atendem às mais diversas e exigentes normas e atividades necessárias na área, além de outras demandas que devem se somar brevemente”, observa Emerson Batista, diretor regional do SENAI RN.

Entre os diferenciais da unidade, um dos destaques é o primeiro laboratório Túnel de Vento do Brasil, projetado para simulações do comportamento do ar em relação a diferentes objetos e equipamentos – o que permite, por exemplo, a avaliação da resistência e do nível de eficiência de materiais submetidos a diferentes intensidades de ventos. A expectativa é que o laboratório entre em operação comercial neste semestre.

 

RAIO-X DO ISI-ER

O que: Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis

Atuação: Desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de tecnologias voltadas às áreas de energia eólica, solar e à sustentabilidade.

Sede: Natal, capital do Rio Grande do Norte, estado brasileiro com a maior potência instalada e prevista para geração de energia eólica, e o 16º no ranking nacional de potência instalada para geração de energia solar, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e da Associação Brasileira de Energia Solar, Absolar.

Investimento no ISI-ER: R$ 15 milhões em obras e equipamentos, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Laboratórios

São 4 principais: Laboratório de Aerodinâmica, Laboratório de Materiais Compósitos, Laboratório de Energia Solar e Laboratório de Energia Eólica. Entre os diferenciais da unidade, um dos destaques é o primeiro laboratório com Túnel de Vento do Brasil, projetado para simulações do comportamento do ar em relação a diferentes objetos e equipamentos – o que permite, por exemplo, a avaliação da resistência e do nível de eficiência de materiais submetidos a diferentes intensidades de ventos.