ISI-ER apresenta projeto do maior mapeamento eólico offshore do Brasil no programa de TV Ciência é Tudo. Saiba como assistir

25/03/2022   17h34

Projeto será detalhado pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, Rodrigo Mello

 

O diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, apresenta neste sábado (26) detalhes do maior mapeamento eólico offshore do Brasil, no programa Ciência é Tudo – uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

O mapeamento será realizado pelo Instituto por meio de convênio com o MCTI,
terá duração de dois anos e prevê investimento de R$ 5 milhões para identificação das áreas mais promissoras à implantação de parques eólicos na Margem Equatorial Brasileira.

A região abrange 38,6% do litoral nacional e inclui os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

A liberação de recursos para o desenvolvimento das atividades é fruto de articulação realizada em 2021 pelos senadores da República Jean-Paul Prates, Davi Alcolumbre e Marcio Bittar.

O programa será transmitido a partir das 9h30. Veja abaixo como assistir.

  • Na TV aberta: No Rio Grande do Norte, será transmitido na TV UFRN – Natal (RN) – Canal 5.1 HD
  • Em todas as operadoras de TV por assinatura.
  • Na Webtv da TV Brasil: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
  • Após a exibição, o episódio ficará disponível no Youtube e TV Brasil Play, aplicativo disponível para Android e iOS.

 

O programa

O Ciência é Tudo ainda acompanha uma exposição no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), sediado no Rio de Janeiro, sobre Álvaro Alberto da Mota e Silva, um dos principais cientistas brasileiros. A mostra apresenta a vida e o legado de um dos estudiosos mais importantes no campo da energia nuclear no país.

O programa traz também uma reportagem sobre uma pesquisa inovadora com o Projeto AtlantECO, financiado pela União Europeia e que tem a participação de pesquisadores brasileiros. A iniciativa vai analisar os efeitos de mudanças climáticas no Oceano Atlântico.

A atração apresentada por Waldecir de Oliveira ainda exibe uma matéria especial sobre o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites – SALAS MCTI. O projeto visa a instalação de infraestruturas de apoio à pesquisa científica na Amazônia.

Esses laboratórios podem servir como ponto de apoio e polos de pesquisa científica. A ideia é proporcionar a geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico na região a partir da biodiversidade brasileira, com benefícios econômicos e sociais para a população da Amazônia.

Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Clique aqui para saber mais.

 

SOBRE O ISI-ER
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. A Rede tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de PD&I. O ISI-ER está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios. Foi a primeira instituição no Brasil a medir em campo o potencial de geração eólica offshore e mantém projetos em expansão nessa e em outras frentes de investimentos.