ISI-ER empossa Comitê Técnico Consultivo com especialistas e principais entidades do setor no Brasil

12/07/2021   19h11

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), principal referência do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade, empossou nesta segunda-feira (12) o Comitê Técnico Consultivo que vai atuar como fórum central de discussões sobre estratégias, projetos e rumos do Instituto.

 

O Comitê foi instituído em 22 de junho por meio de portaria assinada pelo diretor regional do SENAI no Rio Grande do Norte, Emerson da Cunha Batista, e tem na composição um total de 10 membros, entre representantes da indústria, da ciência, de instituições públicas e das principais entidades representativas do setor no país – a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABBEólica) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

 

A reunião que marcou a posse do grupo foi realizada por meio de videoconferência com trabalhos presididos por Batista e participações especiais do presidente do Sistema FIERN e do Conselho regional do SENAI RN, Amaro Sales de Araújo, além do ex-secretário de Energia do Rio Grande do Norte e atualmente senador da República, Jean-Paul Prates – membro das Comissões de Assuntos Econômicos e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática na Casa.

 

Comitê Técnico Consultivo vai atuar como fórum central de discussões sobre estratégias, projetos e rumos do ISI-ER

 

Coube ao diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello, apresentar a estrutura do Instituto e os planos de crescimento para o ano, incluindo a perspectiva de dobrar o valor contratado em projetos com a indústria e o setor público.

 

Durante a apresentação, ele também citou oportunidades vislumbradas no horizonte em áreas como mitigação de gases do efeito estufa, mapeamento dos potenciais de geração de energia solar e eólica offshore (no mar) para além da costa do Rio Grande do Norte, além de trabalhos com “hidrogênio renovável” – o chamado “combustível do futuro”, objeto de pesquisas há mais de uma década no SENAI RN por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e, atualmente, do ISI.

 

“Espero que enquanto membros do Comitê vocês possam aplaudir, criticar, sugerir caminhos e correções de rumo no trabalho que estamos desenvolvendo para que tenhamos o melhor possível para esse Instituto, que se vislumbra como um dos principais centros de geração de tecnologias para o Brasil”, frisou Mello.

 

Comitê

De acordo com o documento que estabelece as diretrizes de composição e as atribuições do Comitê Técnico Consultivo, o objetivo do grupo será aconselhar o ISI-ER estrategicamente em seu negócio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), especialmente quanto ao nível de desenvolvimento tecnológico, posicionamento mercadológico e desempenho operacional.

 

Na composição atual, participam representantes de empresas do setor com reconhecidos investimentos em pesquisa e inovação (CTG Brasil, WEG, AES Brasil), de centros de pesquisa e de universidades com tradição de trabalhos na área (Cepel, UFRN, UFSC e UFPE), além da Agência Nacional de Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP) – uma das principais fontes de recursos no país para pesquisa, desenvolvimento e inovação nesse ramo.

 

Silvio Scucuglia, da CTG, uma das maiores empresas de energia limpa do mundo e segunda maior geradora privada de energia no Brasil – com foco atual maior em hidrelétricas – destacou durante a reunião que a estratégia de crescimento do grupo passa pelo setor eólico, solar e por outras fontes de energias renováveis – e que “é uma satisfação muito grande estar em um Comitê com um tema que é relevante para essa estratégia, e junto com o SENAI, um parceiro também extremamente relevante para aquilo que a companhia pretende em termos de futuro”. “O SENAI é o nosso parceiro prioritário na estratégia de inovação no Brasil”, disse ele.

 

Ricardo Marques Dutra, do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), relembrou durante a videoconferência trabalhos realizados em parceria com o SENAI na área de energia solar e sobre a participação no Comitê disse que a instituição “já chega cheia de ideias e com a certeza de que o Instituto vai decolar e voar alto”.

 

O ISI-ER faz parte da Rede de 26 Institutos SENAI de Inovação, criada para atender as demandas da indústria em todo o território brasileiro. Ele está em operação em Natal desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho deste ano, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios.