Mais indústria e menos desigualdades regionais

13/11/2019   10h59

 

 

O incentivo à presença da atividade industrial em todo o País é de importância ímpar para a promoção do crescimento e desenvolvimento socioeconômico, principalmente das regiões mais deprimidas.

 

Atualmente, a indústria responde por 21% do PIB nacional, por 9,6 milhões de empregos diretos e por mais de 30% dos impostos federais arrecadados, mas cerca de 75% encontram-se localizadas nas Regiões Sul e Sudeste.

 

Essa preocupação levou a Associação Nordeste Forte e a Ação Pró-Amazônia a produzirem, com o apoio da CNI, as Programações Prioritárias do Nordeste e da Amazônia Legal 2019-2022.

 

Lançados em outubro, os documentos tiveram como pilar o comando constitucional de reduzir as desigualdades sociais e regionais e foram estruturadas em grandes temas estratégicos, tais como Financiamento, Tributação, Infraestrutura e Energia.

 

A Associação Nordeste Forte e a Ação Pró-Amazônia esperam que as estatísticas, as análises e as recomendações de suas Programações Prioritárias contribuam para o aprimoramento das atuais políticas de desenvolvimento regional, viabilizando a construção de um País cada vez melhor, mais justo e mais equilibrado.