MAIS RN atualiza o painel do Observatório da Indústria com o Relatório Focus

10/12/2021   16h32

Na atual conjuntura econômica torna-se imprescindível para o empresário industrial e de outros setores se manterem atualizados sobre os índices que oscilam diariamente. Pensando nisso, há seis meses o Mais RN, da FIERN, tem acompanhado, em sua plataforma digital, que conta com painel com tecnologia Power BI e com atualização semanal, o Boletim Focus. E esta semana, o MAIS RN atualizou o painel do ‘Observatório da Indústria’, uma síntese mensal do acompanhamento do Relatório Focus.

O Boletim é publicado através do Banco Central, em que são acompanhados indicadores econômicos. No relatório estão índices como IPCA, PIB, Câmbio e SELIC.

Para o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, o documento é um termômetro da economia que pode ser usado pelo empresário industrial na tomada de decisões.

“Através dele nós podemos compreender como se comporta os principais indicadores como taxa de câmbio, determinante para empresas importadores e exportadoras, além dos produtos que tem seu preço vinculado ao dólar; o PIB que é um retrato da economia, produção e consumo; o IPCA que mede a inflação e SELIC taxa básica de juros, determinante para o investimento”, explica.

De acordo com os dados divulgados no Observatório, quanto ao o PIB, o mês de novembro iniciou após uma queda seguida de quatro semanas. A primeira semana tinha como previsão crescimento para o ano de 2021 de 4,93%. O mês de novembro acabou em queda nesta previsão, dezembro inicia com previsão de crescimento de 4,71%.

Dada a importância dos dados para economia, Pedro lembra que atualmente o MAIS RN tem operado o observatório da indústria, mapeando e sistematizando dados semanais, mensais e anuais.

“O Boletim Focus é essencial para acompanhar como avança a economia brasileira e as perspectivas futuras. São dados determinantes para empresários e investidores. Hoje, os dados do Banco Central são acompanhados pela nossa trainee Fernanda Lemos (administradora) que além de sistematizar, faz também a publicação em nossos BIs”, acrescenta.

Retomando os números, o Observatório indica que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro iniciou com 31 semanas seguidas de aumento, alcançando 9,33%. Dezembro inicia ainda com previsão de aumento, chegando a 10,18% (conta com 35 semanas em alta).

“Com relação ao câmbio, diferente dos outros indicadores, aparenta relativa estabilidade, novembro iniciou com valor de R$ 5,50, mas após o ano semanas sem alteração, iniciou dezembro em alta, chegando em R$ 5,56”, diz o documento.

Por fim, informa que a SELIC, taxa básica de juros da nossa economia, que serve como referência para o cálculo da maioria dos juros iniciou o mês de novembro em estabilidade, valor de 9,25% a.a. dezembro iniciou a primeira semana sem mudanças, perfazendo 5 semanas de estabilidade.

Todos os dados podem ser acompanhados através da Plataforma MAIS RN no link: