MAIS RN passa a monitorar avanço de Covid-19 na indústria potiguar

20/05/2020   17h16

O MAIS RN ampliou o acompanhamento da evolução dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte com o início do monitoramento da situação na indústria potiguar. Para isso, foi criado um painel de observação específico para o setor (Power BI), a partir do banco de dados do SESI-RN, que vem realizando testes de Covid-19 nas empresas industriais do estado. Com o novo painel visual (dashboard) é possível acompanhar, em tempo real, o número de casos em trabalhadores da indústria, testes realizados e poder planejar ações e adotar protocolos de segurança.

As informações podem ser acompanhadas pela página do Mais RN https://www.fiern.org.br/painel-covid19-rn/. A iniciativa faz parte do contexto de ações de enfrentamento ao novo coronavírus adotadas pelo Sistema FIERN.

“Esse novo painel dá informações importantes sobre o número de indústrias, testes realizados, de pessoas infectadas, inclusive com faixa etária e dados sobre outras doenças identificadas nos questionários, durante a triagem feita pelo SESI-RN. Além de termos um panorama dos casos na indústria, o monitoramento é importante também para a tomada de decisões, para manter a indústria funcionando em segurança, com a adoção de novos protocolos e medidas recomendadas pelas autoridades de saúde”, explica Pedro Albuquerque, assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN.

Desde o final de abril, o SESI-RN vem realizando, dentro do programa +Diagnósticos, testes rápidos de Covid-19 para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores da indústria. O serviço é oferecido em todo o Rio Grande do Norte, a partir da demanda das empresas, e acontece em três etapas: triagem, teste e laudo médico. Na primeira, o SESI vai até a empresa e realiza anamnese com todos os funcionários. Os testes rápidos são feitos nos trabalhadores que apresentem pelos menos dois dos seguintes sintomas: dor de garganta, tosse, febre, dificuldade para respirar. Àqueles com resultado positivo na testagem são afastados do trabalho e encaminhados para o médico do trabalho emitir laudo através da telemedicina.

Até agora, foram realizados 878 triagens em 28 empresas, desse total 139 trabalhadores foram liberados, 739 fizeram o teste e, destes, 724 apresentaram o resultado duplo negativo (quando o paciente não foi exposto e nem apresenta o vírus). Em 12 pacientes o resultado foi positivo, destes 3 IgG positivos, 6 IgM positivos, 6 duplos positivos. Os resultados positivos, explica o assessor técnico, são identificados a partir da presença de hemoglobinas no sangue (IgM e IgG) que indicam o nível de defesa. No caso de IgM positivo, o paciente está com o vírus e o IgG aponta uma defesa de memória, ou seja teve o vírus, mas já está curado.

As testagens foram feitas em Mossoró (375), Natal (256) e Parnamirim (56). Na indústria, os casos se concentram na faixa etária entre 25 e 44 anos de idade. Muitos trabalhadores apresentaram hipertensão, fator de comorbidade.

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN