Modelo de estágio é tema de reunião entre IEL/RN e UFRN

25/07/2019   17h35

Foto: Cícero Oliveira/UFRN

O desenvolvimento de novas parcerias institucionais e o aperfeiçoamento de programas de estágio para os estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram os temas debatidos durante reunião, na manhã desta quinta-feira (25), entre o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a superintendente Regional do IEL/RN, Maria Angélica Teixeira. O encontro aconteceu na na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria e teve a participação do Coordenador de Carreiras, André Pereira.

A superintendente Angélica Teixeira detalhou o Fórum do Estágio do RN – FIERN, criado recentemente, para discutir sobre problemas comuns às instituições de ensino superior e de estabelecimento de uma comunicação para fortalecer a contribuição mútua. “Precisamos preparar os alunos para o mercado de trabalho e, assim, é necessário sempre dar o feedback a respeito de melhores práticas para as lacunas observadas. O estágio, ressalto, é um ato educativo, não é a substituição de mão de obra e, tanto para as empresas como para a universidade, é um desafio a plena compreensão dessa relação”, frisa Maria Angélica Teixeira.

Articulado pelo IEL/RN, o Fórum é uma oportunidade para as instituições de ensino discutirem o andamento das atividades de estágio no Rio Grande do Norte e definirem iniciativas conjuntas para ampliar e melhorar os serviços nesta área. A UFRN tem cadeira no Fórum, como vice-presidência.

A superintendente ressaltou ainda que, para o fortalecimento do programa de estágio, é essencial que ele esteja sempre em processo de renovação, exemplificou as novas nuances que as ferramentas advindas da indústria 4.0 propiciam.

Foto: Cícero Oliveira/UFRN

O reitor da UFRN destacou que há questões a serem melhoradas, mas que, por outro lado, elas não podem inviabilizar o estágio em si, ferramenta prevista nas diretrizes curriculares. “Entendemos que o estágio é muito importante no processo de formação do aluno e o Fórum é muito importante para o aperfeiçoamento e evolução das práticas, bem como para a conscientização a respeito das questões legais. Uma sugestão que dou é uma feira de estágios, um evento para debater e promover a área”, pontuou Daniel Diniz.

Presente à reunião, a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressaltou que a UFRN está atenta aos movimentos da sociedade no que diz respeito à novas necessidades. “Um exemplo é que estamos iniciando neste semestre um debate para proposição de atualização dos projetos pedagógicos na área das engenharias, o que implica, em um segundo momento, na participação do sistema de indústria”, frisou.

Durante a reunião, foram abordadas questões relacionadas ao desenvolvimento do programa de estágio nas empresas concedentes, com intermediação do IEL/RN, parcerias e futuros projetos para a inserção do aluno no mercado de trabalho, além dos programas de bolsas Inova Talentos e Inovatec, que serão reformulados após o IEL passar a Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica – ICT.

Também estiveram presentes o vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda, a pró-reitora adjunta de Graduação, Elda Silva do Nascimento Melo, e Fábio Henrique, representante da UFRN no Fórum e coordenador de estágio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), unidade responsável pela celebração de convênios de estágio, controle e acompanhamento dos mesmos.