Na posse do novo secretário de Desenvolvimento, presidente da FIERN afirma que é preciso unidade na ‘defesa do RN’

4/04/2022   13h14

Ao participar da posse do novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, o presidente a FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu unidade na defesa dos legítimos interesses do Rio Grande do Norte e das iniciativas que resultem no desenvolvimento do Estado. “Precisamos defender o Rio Grande do Norte”, destacou. “O Estado precisa de todos, independentemente de partido, de cores partidárias, e sim pelo RN”, destacou Amaro Sales, no pronunciamento durante a solenidade, nesta segunda-feira (4).

Na ocasião, o presidente da FIERN disse é preciso buscar o diálogo entre o setor empresarial e os governos para enfrentar os problemas e desafios na busca do crescimento econômico potiguar.

“Não existem indústria, comércio e agricultura fortes sem essas parcerias. Não para aceitar tudo, porque sempre é necessária a defesa dos interesses do setor produtivo, que são legítimos”, disse.

Ele lembrou que o Estado tem a característica de contar com empresários que hoje são referências no país e que disputam o mercado externo, ao concorrem com êxito internacionalmente. “O RN tem indústrias locais, nacionais e internacionais que não abandonaram o Estado”, apontou.

O novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, destacou que tomou posse como adjunto da pasta há três anos e agora passa a titular. Ele citou que houve no período um amplo diálogo com as entidades empresariais e essa parceria vai prosseguir.

Sílvio Torquato, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, afirmou que assume a SEDEC no momento em que o governo imprime uma “nova mentalidade na relação com os setores produtivos e no qual há um bom relacionamento da gestão com as classes empresariais, é visível para todos”. “Estou assumindo para dar continuidade a esse trabalho que vinha sendo feito ao lado de Jaime Calado e sob o comando da governadora Fátima, com a certeza de que novos desafios nos esperam para o desenvolvimento econômico do RN”, disse.

Empresário, natural do município de Pau dos Ferros, no Oeste Potiguar, Sílvio Torquato Fernandes estudou na juventude em Natal, no Colégio Salesiano e no Atheneu, e ingressou no curso de Economia em 1973, na Universidade Estadual (UERN), em Mossoró (RN).

Na carreira pública, trabalhou no Banco do Nordeste, como estagiário, onde dirigiu o Programa de Apoio às Exportações do Rio Grande do Norte e também como delegado regional na Superintendência Nacional da Marinha Mercante. Atuou nas empresas Multipack Embalagens, como diretor; na Rádio Centenária de Caraúbas, como diretor cotista; na Ultramaq, revendedora de Tratores Massey Ferguson; na Jessé Freire Agro, revendedora de Tratores Massey Ferguson; na Guarauto; revendedores de caminhões Fiat diesel; na Alimenta, boutique de carnes e alimentação industrial; e na Acauã Veículos, revendedora Ford no RN.

Participou do Conselho de Administração da Companhia Potiguar de Gás (Potigás); do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN); do Conselho da Qualipan – controle de qualidade de pães; do Conselho Estadual do Emprego do RN (CESEM); do Conselho Administrativo do da Agência de Fomento do Estado (AGN); e do Conselho de Desenvolvimento Econômico do RN (CDE).

Atuou como dirigente empresarial na Associação das Empresas dos Polos Industriais do Rio Grande do Norte (Aspim), como presidente; no Sindicato das Indústrias de Sorvetes do RN (SindSorvete), como presidente, vice-presidente e delegado junto à FIERN; sendo atualmente vice-presidente da Federação.

Na solenidade desta segunda-feira, a governadora também outros integrantes do secretariado – Maria Luíza Tonelli, na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh); Carlos José de Andrade e Silva, na Controladoria Geral do Estado, e Lilian de Oliveira Rodrigues, na presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern).

Os empossados ocupam as vagas abertas com a exoneração dos titulares que irão concorrer a mandatos eletivos no pleito de outubro próximo. Deixaram a gestão Júlia Arruda (Semjidh), Jaime Calado (Sedec), Pedro Lopes (Control), Gilton Sampaio (Fapern).

Na posse dos novos titulares, no auditório da Governadoria em Natal, a Fátima Bezerra afirmou que “não haverá descontinuidade na gestão”. Todos os indicados já vinham atuando e têm comprovado o perfil técnico imprimido desde o início da nossa gestão. Manteremos a estabilidade e o diálogo que sempre foi nossa marca”, afirmou.

A posse do novo secretário de Desenvolvimento Econômico também teve a participação do diretor 1º tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, do diretor 1ª secretário, Heyder Dantas, demais diretores, e presidentes de sindicatos filiados à Federação da Indústria.