No Dia Internacional de Combate à Corrupção, gerente de Compliance da FIERN destaca avanços dos programas de prevenção

9/12/2022   10h58

 

 

Hoje é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi criada pelas Nações Unidas para reforçar a cooperação entre os países para aumentar a prevenção e o combate à corrupção. Gerente de Compliance da FIERN, Gabriella Rebouças Barros destaca a importância da data e que uma mensagens relacionadas com o tema reforça a necessidade de transparência, área na qual as empresas e instituições estão trabalhando por intermédio da instalação de setor de Compliance, implementado no Sistema FIERN.

 

Para a advogada Gabriella Rebouças Barros, o compliance reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos. Ela explica que a ferramenta evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação, além de aumentar a qualidade das decisões dentro das Entidades, reduzindo o custo operacional e agregando valor.

 

“A transparência ainda contribui para a disseminação de um ambiente interno de confiança nas Entidades. A importância da transparência está vinculada à divulgação de informações que sejam relevantes, compreensíveis e pontuais, e o fazemos através dos nossos Portais da Transparência”, diz Gabriela.

 

Gabriela Rebouças destaca que o Programa de Compliance do Sistema FIERN enfatiza questões de conformidade das entidades às leis e normas de órgãos regulamentadores. “E um dos nossos objetivos é corrigir e prevenir desvios e riscos que possam trazer conflitos, sendo comumente atrelado à luta anticorrupção”, reforça.

 

O tema tem recebido atenção empresarial e de diversos setores da sociedade, inclusive porque neste ano de 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem destacado o vínculo entre o combate à corrupção e a paz mundial, já que esse tipo de crime agrava a pobreza, inibe processos de paz, facilita o uso ilícito de recursos.

 

De acordo com especialistas da área econômica, esse âmbito internacional e grau de exigências do mercado global coloca as empresas em um processo de adaptação, e o Compliance tem ganhado cada vez mais interesso no mundo dos negócios. Gabriela diz que no Sistema FIERN, no quesito implementação o Compliance vem amadurecendo.

 

“Estamos aperfeiçoando os pilares que sustentam o Programa de Compliance, promovendo palestras, capacitações, envolvimento da Alta Gestão, gerenciamento de riscos, canal de denúncias, de forma a implementar um conceito de gestão que visa garantir a integridade e sustentabilidade das Entidades”, conclui.