Núcleo de Inovação da FIERN participa de evento que reúne ecossistemas de inovação nacionais e internacionais em Recife

8/06/2022   17h27

 

A gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação da FIERN, Susie Macêdo, está representando o Sistema Indústria potiguar no ELI Summit, evento realizado pelo Sebrae e pela Anprotec em Recife, de 8 a 10 de junho. O encontro reúne representantes dos principais ecossistemas de inovação em nível nacional e internacional.

 

“Serão três dias de muita inspiração, transferência de tecnologia, conhecimento e conexões que têm como principal propósito estimular novas visões, perspectivas e conexões que acelerem o surgimento e desenvolvimento sustentável de ecossistemas locais de inovação no Brasil”, afirma Susie Macêdo, que também é secretária executiva da Comissão Temática de Inovação Ciência e Tecnologia (COINCITEC), da FIERN.

 

O principal objetivo do encontro é promover um ambiente de imersão em ecossistemas inovadores com dinâmicas que possibilitem inspirar, transferir tecnologia e promover acordos de cooperação nacionais e internacionais. O evento é direcionado para lideranças dos mecanismos de inovação, setor produtivo inovador e representantes deinstituições de ensino e setor público.

 

Na programação do ELI Summit estão palestras sobre temas como Megatrends, capital e empreendedorismo, clusters, governança, redes, território inovador, mercado e talento, ministradas por especialistas de cada área. Entre as dinâmicas a serem realizadas no evento destaca-se a “Mão na massa e diálogos sobre as práticas”, envolvendo a importância dos clusters nos ecossistemas de inovação. Também ocorrerão painéis sobre os temas, como o “Financiando o crescimento do empreendedor”, com exemplos de Corporate Venturing, Venture Capital e Business Angels.

 

O evento propõe diferenciais nas práticas de mercado com o painel “Living Labs para a geração de diferencial de mercado”, com especialistas da European Network of Living Labs e 10X. Já a atuações em redes e sua importância para o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação tem destaque nos eventos “Geração, desenvolvimento, atração e retenção de talentos como motores do ecossistema”, com representantes da Innovation Districts, Areas of Unnovation e da Sapiens Park.