Prefeitos conhecem Programa IEL Qualifica para capacitação de gestores e técnicos

2/08/2021   17h26

Prefeitos foram recebidos pelo Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor Regional do IEL, Djalma Barbosa Júnior

O projeto IEL Qualifica — que foi desenvolvido para capacitar líderes, gestores, técnicos e servidores municipais e estaduais — foi apresentado a prefeitos reunidos nesta segunda-feira (02) na Casa da Indústria, com o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor Regional do IEL, Djalma Barbosa Júnior.

“A aproximação da Federação das Indústrias com as gestões municipais demonstra uma preocupação com a administração pública, com a qualidade e o equilíbrio no gasto. Por isso, o IEL, com sua expertise e seus parceiros, elaborou e está realizando esse projeto e agora apresenta às prefeituras para que possa ampliar cada vez mais a execução”, destacou Amaro Sales.

Para Djalma Barbosa Júnior, agora que os representantes das associações dos municípios conhecem o IEL Qualifica poderão multiplicar as informações sobre o programa que deverá chegar ao conhecimento dos gestores nas diversas regiões do Estado. “A Femurn fez a sua parte para contribuir com a disseminação junto as Associações regionais e vem a fase de efetivação que deverá ser viabilizada”, disse.

Ele afirma que o projeto poderá ter um alcance ainda maior do que a preparação de gestores e técnicos. “Pode ir além, uma vez que levará Educação aos municípios. No momento em que tem pessoas na cidade com certas habilidades, estarão com maior empregabilidade, terão acesso ao mercado de trabalho praticamente assegurado”, acrescentou.

“Esse projeto é muito oportuno, uma vez que a maioria dos municípios não têm condições de contratar uma ampla equipe técnica. Com essa qualificação do IEL, uma entidade do Sistema FIERN, vai atender uma necessidade que temos no município”, disse Anteomar Pereira, Babá, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Tomé.

Também participaram da reunião os prefeitos de Acari, Fernando Antônio Bezerra — que preside a Associação dos Municípios do Seridó Ocidental —; de Portalegre, José Augusto; de Bom Jesus, Kleber de Souza; além do diretor-geral da Femurn, ex-vice-governador Fábio Dantas.

Durante o encontro, o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, informou que o programa IEL Qualifica tem foco em gestão pública, com 22 módulos, distribuídos em quatro macro áreas: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais; Planejamento, Gestão e Política Pública; Execução de Despesas Públicas Orçamentárias; e Gestão de Tecnologia, Informação e Comunicação.