Presidente da FIERN destaca resultados positivos do Sistema Indústria no RN em 2020

26/02/2021   14h27

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, apresentou números consolidados que mostram os resultados positivos obtidos pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e as demais instituições que integram o Sistema Indústria no Rio Grande do Norte, ao longo de 2020, mesmo com as dificuldades no período da pandemia.  “Os dados confirmam o êxito que tivemos em função de uma união e de um empenho de diretores, gestores e colaboradores, apesar da dificuldade do período”, destacou, durante a Reunião Virtual da Diretoria da FIERN, na manhã desta sexta-feira (26).

Na ocasião, ele ressaltou a participação da FIERN na interlocução com as demais entidades empresariais e com o governo em busca do melhor caminho para enfrentar as dificuldades impostas pela covid19 no Estado.  “Com esse relacionamento, conseguimos discutir sempre com a participação efetiva das classes produtivas”, acrescentou.

O presidente da FIERN citou uma série de ações que foram mantidas no período, como a articulação com os órgãos públicos para o melhor atendimento à indústria associada, interlocução com as federações dos demais setores produtivos, diversas iniciativas com resultados diretos nos sindicatos filiados, coordenação das atividades do Mais RN, boletins de acompanhamento da covid-19, cadernos de atualização do Plano de Retomada e elaboração de agenda para o pós-pandemia. Com relação ao Mais RN, ele apontou os lançamentos da Plataforma Digital e do Observatório da Covid-19, além do início das Salas de Situação das Cadeias Econômicas Estratégias.

Amaro Sales também destacou alguns dos principais números do SESI-RN, SENAI-RN e IEL-RN de 2020. Com relação ao SESI, foram 2.981 matrículas em Educação Básica e Continuada, 1.179.410 consultas ao acervo das Indústrias do Conhecimento, 58.034 espectadores em eventos de temas culturais, 106.324 pessoas beneficiadas com Programas de Saúde e Segurança na Indústria, 109.583 pessoas beneficiadas com Programas de Promoção à Saúde, 71.095 consultas realizadas em SST e 69.224 exames realizados em SST e promoção à Saúde.

No SENAI-RN, foram 32.596 matrículas em educação profissional, 2.486.166 horas-aula em Educação profissional, 853 calibrações em metrologia, 1.200 atendimentos em serviços técnicos de inovação, 42.215 horas em serviços técnicos de STI, 5.329 ensaios de metrologia e 5.058 ensaios de metrologia.

O IEL, ao longo de 2020, inseriu 1.451 alunos em estágios, matriculou 3.377 pessoas em cursos e eventos. Foram 8.023  horas de contrato em Gestão Empresarial e Inovação e 199 serviços realizados em Gestão Empresarial e Inovação.

“Temos a certeza de que nossa equipe atuou com responsabilidade nesta caminhada. Mesmo no período da pandemia, continuamos com a preocupação de cumprir a missão da instituição, das Casas que integram o Sistema FIERN, adotando como todos os cuidados e o protocolo que foi desenvolvido, tanto que não tivemos baixa, e esses números demonstram que as atividades foram preservadas”, disse o presidente da Federação.

Durante a reunião, o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, e Assessor Técnico fizeram uma exposição sobre as mais recentes atualizações do programa e acompanhamento que estão sendo feitos sobre a situação do Estado com relação à pandemia.