Presidente da FIERN se despede de Francisco Souto Filho

25/02/2022   18h08

Em sua despedida ao empresário Francisco Ferreira Souto Filho, o Soutinho, de 95 anos, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, enalteceu a história do industrial que se confunde com a da Federação. “Desde a fundação, que seu Souto estava presente na história da Federação”, disse durante o velório realizado na Casa da Indústria.

Amaro Sales destacou que Soutinho era um dos empresários mais importantes do estado e que abraçou a causa do setor empresarial, principalmente na defesa dos  interesses da indústria e do setor salineiro com uma atuação e trajetória irretocáveis. “Ele trouxe, desde os primórdios da Federação e também do Sindicato da indústria salineira, o seu apoio, sua hombridade e visão à frente do seu tempo, como uma das colunas de sustentação do empresário potiguar”, comentou.

E relembrou sua atuação enquanto “ o empresário mais importante do setor de sal do Rio Grande do Norte e do Brasil”. “Hoje, o estado perde um dos baluartes da indústria brasileira”, lamentou.

Ainda em sua fala, Amaro Sales frisou a “participação efetiva na defesa dos interesses do setor empresarial” e lembrou que ele se manteve presidente do Sindicato da Indústria da Extração do Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL/RN), por mais de seis décadas, desde a sua criação até o ano passado, quando foi consagrado presidente emérito, além de ser diretor da FIERN. “Nós, que fazemos a Federação das Indústrias, todos os dirigentes, diretores e presidentes, lamentamos bastante”, disse.

As honrarias que Soutinho recebeu não apenas da FIERN, como a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, em dezembro do ano passado, como também da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Medalha da Ordem do Mérito Industrial – a mais alta comenda entregue em reconhecimento a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da indústria brasileira -, afirma Amaro Sales, são demonstrações da grandiosidade e visão empreendedora do industrial.

“Todas essas comendas não acontecem por acaso. Acontecem pelo merecimento de seu Souto nessa participação efetiva dos ‘heróis da resistência’, que eu sempre digo que são os empresários que geram emprego, geram desenvolvimento”, declarou.

No encerramento de sua fala, Amaro Sales prestou sua homenagem “sincera, singela” a todos os familiares de Soutinho. “Sabemos que tudo o que fizermos para homenagear seu Souto será muito pouco por aquilo que ele representa para a indústria do Rio Grande do Norte”, concluiu.