Presidente do SINDIPESCA defende que o RN é o caminho para aplicar plano de desenvolvimento industrial

5/07/2022   08h57

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (Sindipesca-RN), o Rio Grande do Norte é o caminho para o desenvolvimento industrial do país proposto e debatido durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI). Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última semana, o 13º ENAI reuniu mais de 1,5 mil empresários, dirigentes e representantes de federações estaduais e sindicatos do setor em todo o país para debater o tema “O desafio da década: construindo o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033”.

“Vejo o Rio Grande do Norte como uma solução para todas as propostas feitas no evento para o Plano de Desenvolvimento Industrial”, afirma Calzavara. “Nós somos o caminho para que tudo que está no plano seja aplicado de uma maneira sustentável”, acrescenta. “A liderança do presidente Amaro Sales e o trânsito que ele tem nacionalmente fortalece ainda mais o Rio Grande do Norte, porque em todas as propostas desse plano o RN aparece como uma solução, como uma área de excelência”, conclui.

O presidente do Sindipesca-RN elenca alguns dos principais pontos de destaque do estado para a política de desenvolvimento da indústria. “Quando se fala em Indústria 4.0, um dos principais temas debatidos no evento, o RN está à frente com estruturas instaladas e funcionando com excelência”, ressalta. “Temos o CTGAS-ER [Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis], um centro de referência nesses setores, que atualmente trata diretamente com a NASA [Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA] sobre o desenvolvimento de tecnologias para geração de energia eólica no mar”, completa.

“No que diz respeito à abertura das exportações, a FIERN lidera um projeto de internacionalização das micro, pequenas e médias empresas do Nordeste, mas principalmente do RN, com um trabalho de liga-las aos continentes africano e europeu”, aponta Calzavara. “Outro ponto é que o mundo sofre atualmente com um problema com alimentos em função de diversos fatos que aconteceram recentemente, principalmente a guerra no leste europeu. Nosso estado tem soluções e produtos para esse problema com a exportação de frutas e pescados”, destaca. “Temos, ainda, um espaço importante para criar um centro de excelência, um Hub do Mar, no RN”, complementa.

Mobilizar a sociedade

Além de participar do 13º ENAI, em Brasília, no dia 30, a comitiva do Sistema Indústria potiguar, formada por industriais e diretores da FIERN, acompanhou o Diálogo da Indústria com os Pré-Candidatos à Presidência da República, no dia anterior. O evento, também realizado pela CNI, apresenta à sociedade e aos candidatos sugestões para melhorar o desempenho da indústria, além de ouvir as propostas dos presidenciáveis para o setor.

Sobre o evento, o presidente do Sindipesca-RN destaca que foi importante para que as federações debatessem entre si e construíssem um Plano de Desenvolvimento à Indústria, entregue aos pré-candidatos. Além disso, o encontro serviu para ouvir a posição de cada um dos presidenciáveis em relação aos aspectos estruturantes e vitais para retomar o desenvolvimento da indústria, como a reforma tributária, a constatação do desequilíbrio regional, a abertura para exportações e automação e modernização das indústrias.

“Todos esses tópicos foram construídos nos estados pelas lideranças e pelas federações e, agora, integrada em nível nacional para que os presidenciáveis se posicionem. Estar aqui acompanhando o resultado desse trabalho e a maneira como foi apresentado foi importantíssimo e estratégico”, afirma Calzavara.

O presidente do Sindipesca-RN destaca que o evento serviu como início para um trabalho de mobilização que precisa ser feito. “Precisamos voltar para nossos estados e mostrar à sociedade o que está acontecendo om a indústria. Caímos 13% apenas no ano passado em nível nacional. Isso é muito comprometedor para o desenvolvimento de toda a sociedade, porque é a indústria que gera empregos de qualidade e salários mais elevados. Não existe setor de serviços sem uma indústria bem estruturada”, destaca.

“Temos que mobilizar a sociedade para que ela cobre dos candidatos e do próximo presidente o compromisso assumido com a CNI, para que coloque em prática o plano de desenvolvimento e recuperação industrial que foi montado”, comenta Calzavara. “Por isso é fundamental estarmos aqui”.