Presidente do Sistema FIERN participa da posse do novo presidente do TRE

1/09/2018   08h57

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, acompanhado do superintendente jurídico Davis Costa, participou na noite desta sexta-feira, 31, da posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), desembargador Glauber Rego. A posse, na sede do órgão, reuniu autoridades civis e militares, políticos, empresários e convidados.

 

 

Em seu discurso de posse, Glauber Rego disse que “na preservação do processo democrático, é indispensável o papel desempenhado pela Justiça Eleitoral”, pois é sua “a missão de assegurar a segurança e organização da liberdade do exercício do direito do voto”. Segundo Rego, não é apenas isso, “tem ela, a atribuição de garantir que o processo eleitoral obedeça as exigências de ordem normativa e siga a base moral e ética, compatível com os valores da probidade e da lisura”.

 

O novo presidente do TRE disse que 100% dos eleitores do Rio Grande do Norte contarão com sua identificação biométrica para votar no primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro deste ano. “É uma ação de expressivo valor no aumento da segurança do processo eleitoral, em especial na correção de distorções e anomalias da contabilidade eleitoral”, destacou.

 

Glauber Rego exemplificou os casos de 16 dos 167 municípios potiguares, que “apresentaram diferenças absurdas”, com mais eleitores cadastrados do que habitantes e ilustra o caso de Severiano Melo, onde foram cancelados 1.657 títulos eleitorais em razão do não comparecimento do eleitor “ou por não ter comprovado de forma satisfatória o vínculo com o município”.

 

Rego substitui ao desembargador Dilermando Mota, bem como também tomou posse o novo vice-presidente do desembargador Cornélio Alves, que acumulará a função de corregedor regional Eleitoral em substituição ao desembargador Ibanez Monteiro. Os desembargadores Amaury de Moura Sobrinho e Judite Monte Nunes voltam a compor o TRE como juízes substitutos.

 

Coube ao juiz do TRE, Wlademir Capistrano, ler um discurso recepcionando os novos dirigentes da Corte, bem como a procuradora geral Eleitoral, Cibele Benevides da Fonseca fez a sua saudação. , que também findou seu mandato no Ministério Público Eleitoral.