Processo eleitoral 2018 mereceu atenção especial do Sistema FIERN

27/10/2018   08h57

Lançamento e entrega às autoridades da Agenda Potiguar 2019-2022 na Casa da Indústria

Com a segunda pesquisa sobre o Segundo Turno das eleições para o governo do estado e presidência da República, divulgada neste sábado, 27, o Sistema FIERN encerra o ciclo sobre o processo eleitoral 2018, que abrangeu também o Fórum FIERN Caminhos do Brasil, Fórum Caminhos do RN e lançamento e entrega aos candidatos, chefes de poderes e autoridades da Agenda Potiguar 2019/2022.

O objetivo do Sistema FIERN, com essa série de eventos, foi contribuir para o debate sobre as grandes questões nacionais e locais, possibilitar que os candidatos apresentassem suas propostas e ideias para o país e o Rio Grande do Norte e permitir que os eleitores tivessem acesso a esse manancial de informações e pudessem fazer escolhas responsáveis e conscientes.

No Primeiro Turno foram feitas cinco pesquisas exclusivas contratadas pela Federação das Indústrias do RN junto ao Instituto Certus. A primeira foi divulgada no dia 6 de maio e a última no dia 5 de outubro. A primeira sobre o Segundo Turno saiu no dia 15 de outubro. Todas as pesquisas estão disponíveis na íntegra para consulta no portal da FIERN (https://www.fiern.org.br/pesquisa-eleitoral/).

Os eventos sobre o processo eleitoral começaram em março, com a abertura no dia 26, do Fórum FIERN Caminhos do Brasil, que teve como primeiro convidado o presidenciável João Amoêdo, do Partido Novo. Depois dele, vieram Henrique Meirelles (foto acima), Manoela D’Ávila, Jair Bolsonaro, Álvaro Dias, Aldo Rebelo.

“A FIERN está abrindo as portas para que os candidatos possam vir aqui, dar sua mensagem, apresentar suas propostas e discutir com o setor empresarial do Estado, comércio, indústria, agricultura”, disse na ocasião o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.

O Fórum FIERN Caminhos do RN trouxe à Casa da Indústria todos os candidatos ao governo do estado no Primeiro Turno: Brenno Queiroga, Carlos Eduardo, Dário Barbosa, Fátima Bezerra, Freitas Júnior, Heró Bezerra, Robinson Faria, Professor Carlos Alberto. E no Segundo Turno, em edição especial, Fátima Bezerra e Carlos Eduardo. Também estiveram na Casa da Indústria os candidatos ao Senado para recebimento da Agenda Potiguar 2019/2022.

A Agenda apresenta 44 metas e 180 ações concretas, em atração e retenção de investimentos, melhoria da gestão e gasto público, governança solidária, produtividade e inovação, e protagonismo regional e nacional.

No dia do lançamento do documento, Amaro Sales destacou a preocupação da FIERN e classe empresarial em oferecer, “às vésperas de uma eleição majoritária”, um programa completo para a recuperação fiscal e da economia do estado. Também anunciou a criação de um observatório online que entrará no ar em janeiro de 2019, com objetivo de manter atualizado e acompanhar a Agenda Potiguar 2019-2022.